Três em cada dez brasileiros afirmam que a picanha está mais cara com Lula
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas também aponta que 71,4% dos eleitores acham que o preço nas gôndolas de mercado aumentou
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que três em cada dez brasileiros acreditam que o preço da picanha subiu durante o governo do presidente Lula. Segundo o estudo, 33,2% dos entrevistados consideram que o corte bovino está com valor “muito mais alto” na atual gestão.
A pesquisa foi divulgada na manhã desta segunda-feira.
Ainda segundo a pesquisa, 16,8% dos eleitores afirmam que o produto está “um pouco mais caro”, enquanto 21,7% disseram que os preços permanecem “iguais” em relação ao governo anterior. Do outro lado, 14,1% dos pesquisados apontam que a carne está “um pouco mais barata” e 3,8% avaliam que está “muito mais barata”. Outros 10,5% responderam que não sabem ou não se lembram.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de junho, com 2.020 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Até o Nordeste reclama da picanha cara
Na análise por região, a avaliação de que o preço subiu “um pouco” é mais comum no Sul (20,1%), seguido pelo Nordeste (17,1%), Sudeste (16,7%) e Norte/Centro-Oeste (13%). Já a sensação de queda no preço é mais frequente no Nordeste, onde 20,5% afirmam que a picanha está “um pouco mais barata”.
Pivô da campanha eleitoral, quando Lula prometeu que a picanha voltaria ao prato dos brasileiros, ela continua cara para a população. A percepção de aumento nos preços é ligeiramente mais alta entre os homens: 34% consideram que a carne ficou “muito mais cara”, contra 32,4% das mulheres.
A pesquisa também revelou que 71,4% dos eleitores acham que o preço nas gôndolas de mercado aumentou nos últimos anos e apenas 9,4% acreditam que houve redução do custo de vida. Em junho do ano passado, essa percepção atingia 48,4% dos entrevistados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Ana Maria
30.06.2025 19:37Os outros 7 nunca compraram pra comparar
Luis Eduardo Rezende Caracik
30.06.2025 15:20Será que 200 milhões de brasileiros compraram uma picanha? Isso significaria um extermínio de metade de todo o rebanho bovino do Brasil (um boi tem duas picanhas, uma de cada lado, a picanha da esquerda e a da direita). Se três em cada dez acham que o preço da picanha subiu, sete acham que não subiu. Que manchete estranha não é?
MARCOS
30.06.2025 13:51TRÊS EM CADA DEZ? EU EXPLICO: OS SETE NÃO OPINARAM POIS NÃO TEM PODER DE COMPRA DE PICANHA PARA SABER SE AUMENTOU OU NÃO.