Transparência Internacional cobra Lula por demissão de Juscelino
"Vai manter sua promessa de campanha e finalmente 'demitir quem fez coisa errada', presidente?", questionou a ONG
A ONG Transparência Internacional – Brasil cobrou o presidente Lula (PT) pela demissão do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciá-lo por desvio de emendas parlamentares.
Em publicação no X, a TI citou alegados crimes praticados pelo ministro de Lula e questionou o petista se cumprirá a promessa de campanha “e finalmente “demitir quem fez coisa errada'”.
“E agora, Lula?
Juscelino já foi envolvido em suspeitas de nepotismo, abuso do cargo e desvio de função. A PF e a CGU já apontaram seus crimes. Agora a PGR o denuncia formalmente.
Vai manter sua promessa de campanha e finalmente ‘demitir quem fez coisa errada’, presidente?”, escreveu a ONG.
Partido sai em defesa
O União Brasil, partido de Juscelino, publicou uma nota oficial na qual afirmou que a defesa do ministro ainda não foi notificada sobre a denúncia.
Além disso, a sigla disse confiar que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitará a “peça acusatória diante da sua manifesta ausência de provas”.
“Aliás, essa é a melhor oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase 3 anos, com a palavra final da instância máxima do Poder Judiciário nacional”, diz trecho.
Indiciamento do ministro de Lula
A Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele foi investigado pelo desvio de emendas parlamentares, no período em que atuava como deputado federal, para a pavimentação das ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, cidade comandada por sua irmã Luanna Rezende.
O indiciamento é baseado em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre uma das obras ter beneficiado propriedades da família do ministro.
O documento aponta que a pavimentação de 80% de uma estrada financiada com emendas parlamentares de Juscelino beneficiaria apenas o ministro das Comunicações do governo Lula (PT) e seus familiares.
A CGU também afirma que o trecho entre as propriedades da família do ministro beneficiado com a pavimentação já havia sido favorecido por uma obra de 2,5 milhões de reais em 2017.
Leia mais: Ministro de Lula indiciado pela PF se faz de vítima
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
F-35- Hellfire
08.04.2025 19:43Que sem-vergonhice Lula. Mas vc é cara de pau mesmo e não vai demitir o Juscelino né Lula? Lula, sem moral, vc é a vergonha do Brasil. Isso precisa ser divulgado aos 4 ventos ou melhor, aos 4 pontos cardeais...