“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump”, diz Lula
Segundo o petista, encontro tratou de soluções para o tarifaço americano e sanções a autoridades brasileiras
Lula (PT) se reuniu neste domingo, 26, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, à margem da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Segundo o petista, a reunião foi “ótima” e tratou da busca de soluções para o tarifaço imposto pelos EUA ao produtos brasileiros e das sanções contra autoridades do país.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu Lula nas redes sociais.
A reunião bilateral durou cerca de 50 minutos. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois líderes desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.
O encontro ocorre em meio à imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras pelos Estados Unidos e sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Trump não suspendeu o tarifaço”
Como mostramos, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Lula solicitou a suspensão temporária do tarifaço durante as negociações.
“O Trump não suspendeu o tarifaço. O Brasil pediu uma suspensão durante um período de negociação. Eles vão se reunir hoje ainda, à noite, aqui na Malásia, para saber se aceitam, durante um período de negociação futura, que as tarifas fiquem suspensas. O Trump ordenou a equipe dele a se reunir com a equipe brasileira”, disse Vieira.
Além das tarifas, Lula colocou outros temas na pauta, incluindo a mediação de questões com a Venezuela e a situação de ministros do STF, segundo Vieira.
No início do encontro, Donald Trump afirmou a jornalistas que as tarifas podem ser negociadas rapidamente.
“A circunstância com a qual estamos lidando agora ainda será discutida, e eu acho que provavelmente chegaremos a uma conclusão bem rápido. Nós nos conhecemos, sabemos o que cada um quer. Acho que chegaremos a uma conclusão”, disse o presidente americano.
O encontro contou com a presença do chanceler Mauro Vieira, do secretário do MDIC Márcio Elias Rosa e do diplomata Audo Faleiro pelo lado brasileiro.
Do lado americano, estavam o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial Jamieson Greer.
Segundo o ministro Vieira, os resultados do encontro foram positivos e haverá continuidade nas negociações.
“O Trump declarou que dará instruções à sua equipe para que comece um processo de negociação bilateral, que pode ser iniciada hoje ainda”, afirmou.
Uma nova reunião entre representantes do governo brasileiro e americano está prevista para a noite deste domingo na Malásia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
26.10.2025 10:31Rs o resultado da reunião? "it's not your business", esse é o resultado. Enquanto não acontecer, neca de pitibiriba.
Claudemir Silvestre
26.10.2025 09:45Vamos ver o resultado disto na pratica !!