“Temos muito mais registros do que estamos conseguindo contabilizar”
O epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB) Jonas Brant disse ao Correio Braziliense que a subnotificação dos casos de Covid-19 é um fato. "Um dos aspectos é de que o número está muito abaixo do real. A gente tem alguns estados com dificuldade grande de realizar exames e confirmar esses casos...
O epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB) Jonas Brant disse ao Correio Braziliense que a subnotificação dos casos de Covid-19 é um fato.
“Um dos aspectos é de que o número está muito abaixo do real. A gente tem alguns estados com dificuldade grande de realizar exames e confirmar esses casos. Provavelmente, temos muito mais registros do que estamos conseguindo contabilizar. Além disso, há a ausência de nomes. São apresentados apenas números virtuais. Quando começo a saber o nome das vítimas, por exemplo, uma tia, um cunhado, um amigo que faleceu, a gente passa a entender. Porém, quando isso acontecer, vai ser muito tarde e não vai dar tempo de a gente segurar essa pandemia.”
Ele defendeu a continuidade do isolamento social.
“Considero que um dos desafios que temos é de que a doença ainda tem um número pequeno de casos e entender essa progressão geométrica é muito importante. Esse crescimento exponencial é muito rápido. Então, hoje, no Distrito Federal, temos 500 casos. Se sairmos na rua amanhã, em dois dias, serão mil casos e, em mais dois dias, 2 mil. As pessoas, ao verem o impacto do isolamento social que estamos fazendo e conseguindo conter o número de casos, têm a impressão de que está tudo bem e que a gente pode sair de casa novamente. E a situação não é essa, precisamos continuar com o isolamento social.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)