TCU nega autoria de documento usado por bolsonaristas para questionar dados de Covid
O Tribunal de Contas da União atualizou a nota na qual desmente a declaração de Jair Bolsonaro, dada ontem, de que um relatório do TCU mostraria que metade das mortes por Covid registradas no ano passado tiveram outras causas. O presidente da República deu a declaração na manhã de ontem. O TCU só foi desmenti-lo no fim da tarde, quando bolsonaristas já tinham viralizado a fala irresponsável de Bolsonaro...
O Tribunal de Contas da União atualizou a nota na qual desmente a declaração de Jair Bolsonaro, dada ontem, de que um relatório do TCU mostraria que metade das mortes por Covid registradas no ano passado tiveram outras causas.
O presidente da República deu a declaração na manhã de ontem. O TCU só foi desmenti-lo no fim da tarde, quando bolsonaristas já tinham viralizado a fala irresponsável de Bolsonaro.
O TCU também precisou negar a autoria de um documento que apoiadores do presidente usam para questionar os dados oficiais da Covid.
“O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil'”, diz trecho da nota atualizada.
Como noticiamos ontem, a área técnica do TCU chegou a preparar duas notas de respostas durante o dia, mas o tribunal de contas acabou decidindo divulgar, no fim da tarde, um texto somente desmentindo a informação do presidente, sem dar detalhes. Em uma das versões que foram descartadas, a nota não só desmentia o presidente, como afirmava que, ao contrário do que Bolsonaro dissera, os dados do TCU confirmam os números oficiais da pandemia. O texto ainda sugeria que o presidente da República havia se apegado a suposições e, assim, distorcido informações. A área técnica reforçava também que o assunto em questão não havia sido levado ao plenário do tribunal de contas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)