Tarcísio refaz regras sobre nepotismo de SP após contratar e demitir cunhado
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), alterou nesta sexta-feira (13) as regras sobre a contratação de pessoas com parentesco na administração pública estadual...
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), alterou nesta sexta-feira (13) as regras sobre a contratação de pessoas com parentesco na administração pública estadual. A mudança nas regras de nepotismo ocorrem dois dias após contratar seu próprio cunhado como assessor especial em seu gabinete – e exonerá-lo, após a repercussão negativa da manobra.
O novo decreto do governador cria uma espécie de formulário onde o ocupante do cargo terá de comprovar que não é cocunhado da pessoa que assina sua nomeação, ou de qualquer outra pessoa com cargo de confiança dentro do Poder Executivo estadual.
O novo indicado também não poderá ter relação com quem está no exercício de cargo de direção, chefia ou assessoramento nos outros poderes. O nepotismo é vedado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2008.
Tarcísio nomeou seu cunhado Mauricio Pozzobon Martins para o cargo de assessor, um cargo com salário de R$ 27 mil. Ele é seu cunhado, mas foi seu tesoureiro na campanha e inclusive emprestou seu apartamento em São José dos Campos para que Tarcísio declarasse residência no estado.
Na mesma ocasião, Tarcísio nomeou o irmão de Michelle Bolsonaro, Diego Dourado, a um cargo de assessoria – esta, no entanto, ele disse que irá manter.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)