Tarcísio manda recado a Lula após Nobel da Paz
"Que essa premiação sirva de exemplo para aqueles que vivem de narrativas, enquanto defendem esse regime execrável", afirmou
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mandou um recado ao governo Lula após a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ganhar o Nobel da Paz de 2025.
Em postagem no X, Tarcísio afirmou que o prêmio deslegitima o regime de Nicolás Maduro e que “sirva de lição para aqueles que vivem de narrativas, enquanto defendem esse regime execrável”.
“O Nobel da Paz concedido a Maria Corina Machado tem um significado importante. Deslegitima o regime ditatorial de Maduro e mostra que o esforço para manter viva a chama da democracia em meio à escuridão não está passando despercebido por quem milita ao lado da verdade.
Que essa premiação sirva de exemplo para aqueles que vivem de narrativas, enquanto defendem esse regime execrável. E para que o Brasil se reencontre com o caminho da verdadeira liberdade”, escreveu.
Choro de Lula?
Quando jornalistas perguntaram o que Lula achava de a candidatura de María Corina não ter sido aceita na eleição na Venezuela em 28 de julho do ano passado, o petista respondeu:
“Aqui neste país [Brasil], eu fui impedido de concorrer às eleições de 2018. Ao invés de ficar chorando, eu indiquei um outro candidato que disputou as eleições [Fernando Haddad]“, afirmou.
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, afirmou que o prêmio é “político”.
“O prêmio Nobel não é moral, mas político. Para quem está lá na Europa, a Venezuela pode ser uma questão menor. Para nós no Brasil, é vital“, disse Amorim ao UOL.
“Não sei os critérios do Nobel. Nem ponho em dúvida as qualidades pessoais da María Corina. Eu havia lido uma referência a uma postagem de um porta-voz da Casa Branca, aparentemente retirada, em que dizia que o Comitê do Nobel priorizou a política em relação à paz. Pessoalmente achei interessante”, afirmou Amorim à CNN.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
10.10.2025 22:09Pilantras, patifes, asquerosos... e todos os adjetivos do tipo para a esquerdalha.