Tarcísio e a "privatização problema" de São Paulo Tarcísio e a "privatização problema" de São Paulo
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Tarcísio e a “privatização problema” de São Paulo

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Gui Mendes
2 minutos de leitura 24.01.2023 11:08 comentários
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Tarcísio e a “privatização problema” de São Paulo

Tarcísio Gomes de Freitas, o governador de São Paulo, se encontrou nesta segunda (23) com os representantes da Viamobilidade, empresa do grupo CCR que assumiu, no ano passado, a concessão de duas linhas de trem metropolitano na cidade de São Paulo...

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Tarcísio e a “privatização problema” de São Paulo
Trens na estação da Luz. Foto: Governo do Estado de São Paulo via Flickr

Tarcísio Gomes de Freitas, o governador de São Paulo, se encontrou nesta segunda (23) com os representantes da Viamobilidade, empresa do grupo CCR que assumiu, no ano passado, a concessão de duas linhas de trem metropolitano na cidade de São Paulo. Apesar de o contrato ter começado há um ano, em 27 de janeiro de 2022, a gestão da empresa é tão criticada que o próprio governador cogita pedir o rompimento.

“Se eles não conseguirem se adequar, prestar um serviço de qualidade, vamos partir para extinção do contrato e o governo vai reassumir as linhas”, disse o governador em entrevista à BandNews FM.

A privatização do governo Doria nas linhas 8 (que atende a zona oeste da grande São Paulo) e 9 (que atende a região oeste e sul da capital paulista) gerou aumento em série de atrasos, falhas e mesmo acidentes – o que prejudica a prestação do serviço. O Ministério Público disse que pedirá o fim do contrato na Justiça, caso o governo do estado não o faça por conta própria.

A Viamobilidade, que também opera as linhas 4 e 5 do metrô na capital paulista, enviou o presidente Francisco Pierrini. A concessionária disse que investirá R$ 1,5 bilhão nas duas linhas neste ano, além de 16 novos trens. Outras 20 novas composições já foram compradas e devem entrar em operação em 2024.

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Gui Mendes

Gui Mendes é repórter em São Paulo desde 2023. Foi repórter em Brasília entre 2017 e 2023. Na cobertura de Congresso e Justiça já escreveu para Estadão, Correio Braziliense, JOTA, The Brazilian Report e Congresso em Foco.

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