Sucessão no STF: Lula sinaliza que não vai repetir “erro” Joaquim Barbosa
Com a aposentadoria de Barroso, Lula indicará o terceiro ministro para a Suprema Corte na gestão atual
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso confirmar sua aposentadoria, o presidente Lula sinalizou a pessoas próximas nesta quinta-feira e sexta-feira que não pretende repetir aquilo que ele classifica como “erro” na indicação do ex-ministro Joaquim Barbosa.
Com a aposentadoria de Barroso, Lula indicará o terceiro ministro para a Suprema Corte na gestão atual. O petista foi o responsável pela indicação de Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Leia mais: Quais são os favoritos para substituir Barroso no STF?
Lula sempre se queixou da indicação do ex-ministro Joaquim Barbosa, classificado por petistas próximos como José Dirceu como um ‘traidor’. Barbosa foi o relator do julgamento do Mensalão, ação responsável por colocar na cadeia integrantes da cúpula do petismo como o próprio Dirceu e o ex-deputado José Genoino.
Na época da indicação, em 2003, Barbosa foi aclamado pela ala ideológica do partido, sob a argumentação de que era importante ter um ministro negro na Suprema Corte. A indicação de Barbosa contemplava a agenda identitária do PT.
Agora, essa ala ideológica do partido pressiona Lula a indicar uma mulher para o cargo, justamente para atenuar a desigualdade de gênero na Corte. Lula, conforme apurou O Antagonista, não deu qualquer sinal até o momento de que pode levar esse critério em consideração na escolha deste terceiro ministro.
A expectativa é que Lula adote o mesmo critério utilizado ao indicar Dino e Zanin: sua relação de confiança com o futuro integrante da Corte. Neste aspecto, como mostramos, Jorge Messias – titular da Advocacia-Geral da União (AGU) – é apontado como favorito. Até mesmo por integrantes da oposição.
Além de Messias, também são apontados como favoritos ao cargo o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD). Correm por fora o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho e a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Andre Luis Dos Santos
10.10.2025 12:28A CANALHICE do Lula e do seu ParTido LIXO e escancarada. Va pra PQP!!! Não importa quem seja o indicado(a), será mais um PAU MANDADO dessa ESCÓRIA da politica, que só causa atraso pro pais.
Um_velho_na_janela
10.10.2025 10:37Entenderam? Joaquim Barbosa é considerado um traidor por que se pautou pela Lei e não pelos interesses do Padrinho.