STJ sofre ataque hacker
Corte afirma que o ataque cibernético, ocorrido na sexta-feira, “não causou prejuízos”
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou neste domingo, 8 de setembro, que sofreu um ataque cibernético na última sexta-feira, 6. Segundo a corte, “o fato não causou prejuízos aos usuários”.
De acordo com a assessoria do tribunal, o problema teria sido resolvido “em questão de poucos minutos”. O objetivo do ataque, ainda de acordo com o órgão, era paralisar os sistemas da corte.
“O Superior Tribunal de Justiça informa que nesta sexta-feira (6), foi alvo de atividade criminosa cibernética e sofreu uma tentativa de paralisação de seus sistemas. Em questão de poucos minutos, o controle foi totalmente retomado, assegurando o funcionamento dos serviços digitais. O fato não causou prejuízos aos usuários”, diz a nota do STJ.
O maior ataque hacker da história do Brasil
O ataque cibernético ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em novembro de 2020 é considerado o mais grave já dirigido contra uma instituição do Estado brasileiro. O hacker responsável por invadir o sistema da corte criptografou todo o acervo de processos do tribunal, além de ter bloqueado o acesso às caixas de e-mail de ministros.
Inicialmente, acreditava-se que apenas o STJ tivesse sido atacado. Porém, outros órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário também haviam sido invadidos por cibercriminosos.
Sistemas do Datasus, do Ministério da Saúde, e do Governo do Distrito Federal ficaram fora do ar em plena pandemia de Covid. Alguns sistemas da Receita Federal também foram alvo da ação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)