STF forma maioria para manter prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba no cargo
Rodrigo Manga é investigado por suspeita de desvio de recursos públicos
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 8, para manter no cargo o prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos, foto), investigado por suspeita de desvio de dinheiro público na área da saúde.
Em decisão liminar, o ministro Nunes Marques já havia autorizado o retorno de Manga à prefeitura em 31 de março.
Acompanharam o relator os ministros Dias Toffoli e André Mendonça. Faltam os votos de Luiz Fux e Gilmar Mendes, que têm até a próxima segunda-feira, 11, para se manifestarem.
O afastamento de Rodrigo Manga
Manga estava afastado do cargo desde 6 de novembro de 2025, quando foi alvo da segunda fase da operação Copia e Cola da Polícia Federal.
Na decisão, o ministro do STF alegou que o afastamento de Rodrigo Manga representava uma “intervenção excessiva na esfera política e administrativa do município de Sorocaba”.
Para Nunes Marques, a decisão poderia oferecer um risco de intervenção ainda maior na opção do prefeito de se inscrever na disputa de cargos na corrida eleitoral deste ano.
Válido por 180 dias, o afastamento havia sido determinado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
A Polícia Federal apontou Rodrigo Manga como o líder de uma organização criminosa e beneficiário de esquema de corrupção envolvendo contratos públicos.
De acordo com o relatório, a PF identificou indícios de que as atividades ilícitas começaram em janeiro de 2021, logo após Manga assumir o primeiro mandato. A PF afirma que o grupo usava contratos de publicidade falsos para dar aparência legal ao dinheiro supostamente obtido irregularmente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)