Stellantis avança com carros híbridos no Brasil: Fiat e Peugeot na vanguarda Stellantis avança com carros híbridos no Brasil: Fiat e Peugeot na vanguarda
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Stellantis avança com carros híbridos no Brasil: Fiat e Peugeot na vanguarda

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Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 07.09.2024 18:37 comentários
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Stellantis avança com carros híbridos no Brasil: Fiat e Peugeot na vanguarda

A Stellantis anuncia investimentos em carros híbridos no Brasil.

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Stellantis avança com carros híbridos no Brasil: Fiat e Peugeot na vanguarda
Foto: Peugeot/Divulgação

A Stellantis está prestes a exibir os frutos de seus mais recentes investimentos no Brasil. Seus primeiros veículos eletrificados fabricados no país estarão disponíveis em breve, até o final do ano. Embora se espere que a Fiat tome a dianteira com os modelos Pulse e Fastback com sistema híbrido leve, a Peugeot não fica muito atrás.

De acordo com Rafael Filon, chefe de marketing e produto da Stellantis na América do Sul, a empresa ainda está decidindo qual será a próxima marca a adotar a arquitetura Bio-Hybrid, mas a linha de modelos 208 e 2008 da Peugeot já está programada para a conversão a híbridos leves em 2025.

O que é Bio-Hybrid da Stellantis?

A arquitetura Bio-Hybrid é a designação da Stellantis para as tecnologias híbridas que serão implementadas em seus carros flex. Essa tecnologia abrange tanto os híbridos leves (MHEV) quanto os híbridos plug-in (PHEV). Baseados nos motores 1.0 e 1.3 aspirados (Firefly) e turbo (GSE Turbo), esses sistemas serão integrados em várias plataformas das marcas do grupo.

Quais os benefícios do sistema MHEV da Stellantis?

O principal objetivo do sistema MHEV (Hybrid Electric Vehicle Leve) da Stellantis é a redução de emissões de poluentes e do consumo de combustível. Nos modelos da Fiat, ele será combinado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, um conjunto também disponível nos modelos Peugeot 208 e 2008.

Como funciona a arquitetura bio-hybrid?

Em sua forma mais leve, a plataforma Bio-Hybrid usa um sistema elétrico de 12V alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio. Este conjunto é capaz de oferecer um impulso adicional de aproximadamente 4 cv ao motor a combustão durante certas condições de condução, como ao manter velocidades de cruzeiro ou em partidas a frio.

Além de prover um boost extra, essa tecnologia diminui a carga do motor tradicional, resultando em menor consumo de combustível. Outra vantagem é o aquecimento mais rápido do catalisador, que permite ao carro emitir menos poluentes logo após a partida.

Investimento em infraestrutura e produção

No Brasil, os veículos equipados com a arquitetura Bio-Hybrid serão fabricados em três locais: Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). No entanto, os Peugeot 208 e 2008 são trazidos da Argentina. Recentemente, a Stellantis confirmou um investimento de R$ 2 bilhões na fábrica de Córdoba. Esse valor será direcionado à produção de uma nova família de veículos utilitários e de um novo motor, que poderá ser eletrificado no futuro.

  • A arquitetura Bio-Hybrid combina motores tradicionais com componentes elétricos para oferecer maior eficiência.
  • Os híbridos leves (MHEV) utilizam uma bateria de 12V para fornecer um impulso adicional ao motor a combustão.
  • Investimentos recentes indicam um comprometimento da Stellantis com a inovação e sustentabilidade.

A chegada dos carros híbridos ao mercado brasileiro marca um passo significativo na direção da redução de emissões e consumo de combustível, alinhando a produção nacional com tendências globais de sustentabilidade. A Stellantis, com suas marcas Fiat e Peugeot, está na vanguarda dessa transformação, oferecendo ao consumidor brasileiro novas opções de veículos mais ecológicos e eficientes.

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