SP: Governo ativa gabinete de crise por risco de queimadas
Defesa Civil opera das 6h às 18h nesta segunda, 15, e integra bombeiros, PM e secretarias para resposta rápida a incêndios
O governo de São Paulo mobiliza nesta segunda, 15, das 6h às 18h, o Gabinete de Crise do período de estiagem no Centro de Gerenciamento de Emergências, no Palácio dos Bandeirantes. É a primeira ativação do ano dentro da Operação SP Sem Fogo.
Segundo a Defesa Civil, a medida foi motivada pelo risco extremo de queimadas previsto para a última semana do inverno. O Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo aponta temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado.
O gabinete reunirá representantes do Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícias Rodoviária e Ambiental, além das secretarias estaduais de Agricultura e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O objetivo é reduzir o tempo de resposta e otimizar o envio de recursos.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, afirmou que o cenário exige atenção redobrada. Segundo ele, a integração permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar danos durante a estiagem.
No domingo, 14, o coronel Henguel e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, sobrevoaram Cruzeiro. O município foi atingido por um incêndio de grandes proporções que começou na quarta, 10, e se estendeu por cinco dias.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 45 profissionais participaram do combate às chamas, entre bombeiros, policiais militares e técnicos da Fundação Florestal. A ação contou com apoio de dois helicópteros, sendo um Águia da Polícia Militar e outro contratado pela fundação.
No sobrevoo, os gestores constataram que o fogo estava praticamente extinto. Apenas um foco de fumaça foi identificado e imediatamente debelado pelo helicóptero Águia para evitar que as chamas se alastrassem novamente.
As equipes mantiveram duas aeronaves e efetivos em solo para conter possíveis reignições. O monitoramento da área continua devido à previsão de tempo seco ao longo da semana.
Em todo o estado, há cinco incêndios ativos em diferentes regiões, com destaque para Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba. O enfrentamento conta com quatro aeronaves — três helicópteros e um avião — além de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Florestal.
A Defesa Civil mantém serviço gratuito de alertas sobre desastres naturais. O cidadão pode se cadastrar por SMS, enviando o CEP para 40199, ou por WhatsApp, iniciando conversa com o número (61) 2034-4611.
A Operação SP Sem Fogo é permanente e reúne as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, de Segurança Pública e de Agricultura, com apoio da Defesa Civil, Cetesb, DER, Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. As ações são definidas em fases verde, amarela e vermelha, de acordo com a severidade do clima e o risco de incêndios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)