SP: furtos crescem no entorno da Cracolândia e na Sé após dispersão de usuários
Em maio, roubos caíram, mas furtos subiram até 41% em áreas do centro, segundo dados da Polícia Civil
O número de furtos aumentou em maio nas regiões da Cracolândia e da praça da Sé, no centro de São Paulo.
O crescimento coincide com a dispersão dos usuários de drogas que se concentravam na rua dos Protestantes, em Santa Ifigênia.
O principal ponto de concentração foi desfeito entre os dias 12 e 13 de maio.
Desde então, os usuários passaram a circular por locais como a ciclofaixa sob o Minhocão e a avenida Duque de Caxias, deslocando-se conforme a presença da polícia e da guarda civil.
Na área atendida pelo 3º Distrito Policial, em Campos Elíseos, houve 681 queixas de furto em maio. No mesmo mês do ano anterior, foram 590.
Em relação a abril, o aumento foi de 114 registros. De janeiro a maio, foram 3.457 ocorrências em 2025, contra 2.994 em 2024.
Na região coberta pelo 1º Distrito Policial, na Sé, os registros saltaram de 687 para 970 no comparativo entre os meses de maio de 2024 e 2025. No acumulado do ano, o total passou de 3.541 para 4.180 casos.
Segundo o analista criminal Guaracy Mingardi, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a dispersão dos usuários pode ter influenciado os números, mas há outros fatores.
“A maior parte dos furtos são de celulares. Batedor de carteira praticamente não tem. Ninguém anda com dinheiro na carteira. Não pode colocar nas costas do usuário todo aumento. Não são só usuários, não são só moradores de rua, muitos são profissionais, apesar de jovens”, disse ele à Folha de S.Paulo.
Nos demais distritos da região central, como o 2º DP (Bom Retiro) e o 77º DP (Santa Cecília), o número de furtos permaneceu estável, com pequenas variações.
Os registros de roubo, crime cometido com violência ou ameaça, caíram em quase todas as áreas. Apenas no 1º DP houve dois casos a mais. Mingardi explicou que o risco de abordagem policial no centro dificulta a prática de roubos com arma.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que acompanha as variações criminais no centro e que o reforço do policiamento desde 2023 tem dado resultado. Segundo a pasta, os roubos em geral caíram 21,38% na área da 1ª Delegacia Seccional entre janeiro e maio deste ano.
A prefeitura de São Paulo informou que o processo de esvaziamento da Cracolândia começou em 2021.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a média de pessoas no local caiu 73,14%. A Guarda Civil Metropolitana realiza patrulhamento preventivo em toda a cidade.
O governo estadual e a gestão municipal disseram que mantêm ações conjuntas para conter a criminalidade e oferecer atendimento social aos usuários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
15.07.2025 08:02Prendeu matou nessa horda.