Senado abre CPI da Braskem com disputa sobre relator
Os senadores abriram na manhã desta quarta-feira, 13, a sessão de instalação da CPI da Braskem. O colegiado vai investigar a empresa acusada de provocar o afundamento do solo em Maceió...
Os senadores abriram na manhã desta quarta-feira, 13, a sessão de instalação da CPI da Braskem. O colegiado vai investigar a empresa acusada de provocar o afundamento do solo em Maceió.
Pelo acordo acertado entre os parlamentares, o senador Omar Aziz (PSD-AM) será o presidente do colegiado. Já o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi escolhido como vice-presidente.
Existe, no entanto, um impasse sobre quem será o relator da CPI. Autor do requerimento para a criação da comissão de inquérito, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pleiteia a relatoria. Essa escolha cabe ao presidente do colegiado.
Outros senadores, no entanto, rejeitam a hipótese de que um integrante da bancada de Alagoas assuma a relatoria. Além de Calheiros, Rodrigo Cunha (Podemos) e Fernando Farias (MDB), também participarão da CPI da Braskem.
Como noticiamos, o risco de desabamento de uma das minas da Braskem em Maceió ampliou as disputas entre grupos políticos do estado. Após a sessão desta quarta, o senador Omar Aziz indicou que pretende costurar um acordo até a próxima terça-feira, 19, para a escolha da relatoria.
Apesar da instalação da CPI da Braskem, o colegiado só deve iniciar os trabalhos a partir do ano que vem. Os trabalhos no Legislativo neste ano se enceram em 22 de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)