Secretários de Saúde pedem a Queiroga retirada temporária de novo formulário de óbitos
A confusão provocada pelo novo formulário de registro de óbitos do Ministério da Saúde levou secretários estaduais e municipais a pedirem sua retirada temporária até que servidores possam ser treinados para preenchimento de dados...
A confusão provocada pelo novo formulário de registro de óbitos do Ministério da Saúde levou secretários estaduais e municipais a pedirem sua retirada temporária até que servidores possam ser treinados para preenchimento de dados.
Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) “esclarecem que solicitaram ao Ministério da Saúde a retirada temporária da obrigatoriedade do preenchimento dos campos CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), nacionalidade e imunização do paciente internado no sistema Sivep Gripe (Sistema de Informação de Vigilância de Gripe), onde são inseridos dados de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG e óbitos provocados por Covid-19”.
E ainda: “Isso viabilizaria um período de transição para adequação do registro destas informações nos serviços de saúde. A solicitação ocorreu pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno. Houve o compromisso do ministério de que a solicitação será atendida ainda hoje.”
Na prática, as novas exigências estavam provocando represamento de registros de óbitos num dia e gerando picos em outro, prejudicando a análise de tendências.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)