São Paulo enfrenta surto de dengue com três vezes mais casos que os últimos cinco anos
A cidade de São Paulo enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue em 2024, com o triplo de ocorrências comparado aos últimos cinco anos. Saiba mais sobre os bairros mais afetados e os sintomas da doença.
Desde o início do ano, a cidade de São Paulo registrou 14.018 casos da doença dengue, segundo dados atualizados da Secretaria Estadual da Saúde na última segunda-feira, 19 de outubro. No mesmo período, houve também a confirmação de um óbito por dengue, e outros cinco óbitos estão em investigação.
Até o dia 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde havia divulgado que a capital paulista tinha 10.371 casos de dengue. Esse número representa uma marca três vezes maior em comparação à soma dos casos registrados nos últimos cinco anos para o mesmo período. Entre 2019 e 2023, a cidade de São Paulo marcou 3.072 casos nessa fase.
Um cenário geral crescente
A situação em São Paulo reflete a tendência nacional. De acordo com informações do Ministério da Saúde, há uma expectativa de que sejam confirmados 4,2 milhões de casos de dengue em todo o Brasil em 2024. Este valor é três vezes maior do que os registros do ano anterior, com 1,6 milhão de ocorrências possíveis.
Só no estado de São Paulo, até o momento já foram confirmados 64.462 casos da doença. Além disso, houve 15 óbitos confirmados e 31 outros estão sendo investigados.
Os bairros mais afetados em São Paulo
Das regiões da capital paulista, Itaquera, localizado na zona leste, é o bairro com o maior número de casos de dengue. Até 14 de fevereiro, a área totalizava 761 casos, com um coeficiente de incidência por 100 mil habitantes de 356,4. Quando ultrapassa os 300, o índice é considerado epidêmico.
Campo Limpo, situado na zona sul, está na segunda posição dos bairros com maior ocorrência de casos, contabilizando 479. Seu coeficiente de incidência por 100 mil habitantes é de 205,5. Já o bairro da Jaguara, na extremidade oeste da cidade, somou 438 confirmações, porém apresentou o maior índice de transmissão por 100 mil habitantes: 1843,5.
Sintomas da dengue
Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea, e dor nas costas. Além destes, em casos clássicos, os infectados podem ter dores articulares e o surgimento de pintas vermelhas na pele. Já nos casos mais graves, é possível que apareça dor abdominal intensa e constante, muita agitação ou sonolência, tontura, desmaios e uma pele fria e pálida.
Portanto, diante destes sintomas, é necessário que a população procure atendimento médico o mais rápido possível. Com o aumento dos casos, é imprescindível atenção a possíveis sinais da doença para que o tratamento seja iniciado prontamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)