Salles diz que discordância de Alemanha e Noruega travou Fundo Amazônia
Em audiência no STF, Ricardo Salles afirmou que a Alemanha e a Noruega discordaram de mudanças que o ministro havia proposta para o Fundo Amazônia...
Em audiência no STF, Ricardo Salles afirmou que a Alemanha e a Noruega discordaram de mudanças que o ministro havia proposta para o Fundo Amazônia.
Segundo Salles, foi criada uma minuta de decreto para permitir que pequenos empreendedores fossem contemplados com recursos do fundo.
A ideia, disse o ministro, era solucionar o “paradoxo da Amazônia”: o território mais rico do Brasil e com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Gostaria de alterar alguns parâmetros de destinação destes recursos, de tal sorte que pudéssemos contemplar os pequenos empreendedores, o médio, aqueles que pudessem gerar o dinamismo econômico, emprego, renda e prosperidade ligados à questão da biodiversidade da floresta.”
Segundo o ministro, os termos do acordo foram negociados desde o ano passado com o BNDES e países estrangeiros doadores do fundo –principalmente a Alemanha e a Noruega. A discussão, porém, ficou travada.
“As condições de acordo, infelizmente, não foram encontradas. Os doadores não concordaram em haver esse documento de projeto em novo formato, a ponto da Noruega determinar que não houvesse mais desembolso do Fundo. E, na ausência de decreto, não havia arcabouço legal, permanecendo apenas os projetos que já estavam em andamento.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)