Ruy Goiaba: Quando o Brasil começou a ir para o brejo?
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (11), Ruy Goiaba (foto) especula sobre o momento exato em que o país começou a dar errado e estima a probabilidade de os brasileiros um dia saírem do labirinto (spoiler: é zero)...
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (11), Ruy Goiaba (foto) especula sobre o momento exato em que o país começou a dar errado e estima a probabilidade de os brasileiros um dia saírem do labirinto (spoiler: é zero).
“(…) Quando o Brasil começou a ir para o brejo? Não existe resposta simples, e eu tendo a pensar que na verdade nunca saiu dele — como escreveu Claude Lévi-Strauss em Tristes Trópicos (atribuindo a frase a um “espírito malicioso”), fomos da barbárie à decadência sem nunca ter passado pela civilização. O Bananão, afinal, foi construído por cima de um cemitério indígena, e todo mundo que já assistiu a algum western sabe que isso dá um azar danado. Somos habitantes de uma piada de português hipertrofiada, que virou país com bandeira e tudo.
Mas há outras hipóteses interessantes. Por exemplo: o Brasil se lascou em 2012, no exato instante em que Diego Souza, então no Vasco, perdeu aquele gol cara a cara com o goleiro Cássio — o que, ao fim e ao cabo, permitiu que o Corinthians ganhasse uma Libertadores e tivesse um estádio para chamar de seu, alterando para sempre a ordem natural das coisas e gerando as consequências trágicas que conhecemos.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)