Ruy Goiaba: Novíssimo tolicionário da língua portuguesa
Em sua coluna na Crusoé desta semana, Ruy Goiaba ensaia uma versão brasileira do "tolicionário" do romancista francês Gustave Flaubert, incluindo idiotices como "pensar fora da caixa", "endereçar a pobreza extrema" e "tratamento precoce da Covid-19"...
Em sua coluna na Crusoé desta semana, Ruy Goiaba ensaia uma versão brasileira do “tolicionário” do romancista francês Gustave Flaubert, incluindo idiotices como “pensar fora da caixa”, “endereçar a pobreza extrema” e “tratamento precoce da Covid-19”.
“Tenho para mim que Flaubert não conseguiria concluir seu tolicionário nem se tivesse vivido 300 anos: ele está sendo atualizado todo dia, talvez a cada segundo, e hoje — graças às maravilhas da tecnologia que nos deu a internet, as redes sociais e o WhatsApp — é ainda mais fácil as pessoas serem cretinas: basta apertar um botão. E nas redes elas ainda têm o reforço positivo (na forma de coraçõezinhos e likes) de seguidores ainda mais burros: tudo converge para que a produção diária de burrice seja torrencial, caudalosa, impossível de catalogar.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humrismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)