Ruy Goiaba na Crusoé: “O jornalismo como tauba de tiro ao Álvaro”
Na edição da Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (14), Ruy Goiaba (foto) comenta os ataques à atividade jornalística e aos profissionais que a exercem —que são constantes, mas aumentam de volume sempre que há uma guerra eleitoral em curso...
Na edição da Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (14), Ruy Goiaba (foto) comenta os ataques à atividade jornalística e aos profissionais que a exercem —que são constantes, mas aumentam de volume sempre que há uma guerra eleitoral em curso.
“Do Partido da Imprensa Golpista à hashtag #Globolixo, os jornalistas são atacados não pelos erros frequentes, mas pelos acertos, que incomodam muito mais. E, quando os repórteres acertam, suas descobertas circulam por aí, magicamente, como se não tivessem sido resultado de trabalho jornalístico. (…)
[Como ficamos] sabendo da própria existência do orçamento secreto? Foi um passarinho que contou? Dica da tia-avó (…)? Mortos entregando o esquema por psicografia? ‘Apuração’ feita pelos mesmos débeis mentais que compartilham fake news e memes toscos pelo zap?
Claro: foi uma série de reportagens do Estadão, também um dos primeiros a revelar o Bolsolão do MEC. Os petistas das redes sociais, no entanto, preferem encher o saco dos repórteres do jornal por causa daquele editorial de 2018 sobre a ‘escolha difícil’ (…); ao mesmo tempo, usam à vontade as denúncias do orçamento secreto e da corrupção no MEC como se elas tivessem surgido por geração espontânea, do nada.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)