Ruy Goiaba: As pesquisas acertaram; você é que errou, eleitor
Na edição da Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (7), Ruy Goiaba (foto) comenta as desculpas esfarrapadas dos institutos de pesquisa sobre os erros dos seus levantamentos na véspera do primeiro turno das eleições...
Na edição da Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (7), Ruy Goiaba (foto) comenta as desculpas esfarrapadas dos institutos de pesquisa sobre os erros dos seus levantamentos na véspera do primeiro turno das eleições.
“Os institutos e seus aliados preferiram tratar os eleitores brasileiros como idiotas, alegando coisas como ‘foi voto útil, que migrou dos eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet para Bolsonaro na última hora’. Fazendo as contas, isso significa que, dos simpatizantes de Ciro e Tebet, teriam migrado literalmente da noite para o dia 10,6 milhões de votos para o presidente — e nenhum para Lula, que era quem fazia a campanha mais acirrada pelo ‘voto útil’. Houve até colunista notória por gritar no Twitter dizendo que, como Lula ficou em primeiro, Bolsonaro em segundo, Tebet em terceiro etc., as pesquisas foram NA MOSCA, assim mesmo, com maiúsculas — o que só faz sentido se o seu conceito de ‘na mosca’ for aquele pênalti que o Elano bateu quase para fora do estádio. Há ainda a defesa ‘pesquisa de Schrödinger’: não é prognóstico, exceto quando os institutos acertam, que aí vira ‘cravamos o resultado’. Também, quem manda encomendar pesquisa para tentar prever resultado de eleição? O certo é fazê-las só para brincar com números que tenham alguma vaga conexão com a realidade.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)