Rodolfo Borges na Crusoé: Sêneca ou Romário?
Em tempos de crise na seleção brasileira, em vez do “porrada neles”, Raphinha e CBF fariam melhor em seguir "o prudente é feliz”
Sêneca disse ao discípulo Lucílio que “nossa falta de confiança não é o resultado da dificuldade; a dificuldade vem da nossa falta de confiança”.
Romário disse a Raphinha “porrada neles”.
A seleção brasileira passou nesta semana pela maior humilhação depois do 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, ao levar uma goleada da Argentina pelas eliminatórias para a Copa de do Mundo 2026 no qual o placar de 4 a 1 foi apenas parte da humilhação, tal a superioridade técnica dos argentinos.
E com o agravante de que Raphinha, o melhor jogador do Barcelona e destaque da atual temporada da Champions League, o maior campeonato de clubes do planeta, não conseguiu fazer frente à provocação pré-jogo.
Pelo contrário, o trash talk do ponta brasileiro foi interpretado como um dos motivos para a derrota da seleção.
Prudência
Romário ficou nervoso com a repercussão de sua entrevista com o atacante da seleção, mas o fato é que Raphinha está longe do estilo do craque do tetracampeonato brasileiro.
Hoje senador pelo Rio de Janeiro, Romário provocava, assim como Renato Gaúcho, Viola e Túlio Maravilha, mas raramente decepcionava em campo.
Eram outros tempos e outros caráteres.
“Aquele que possui prudência é também contido, o que possui autocontenção também é inabalável, o inabalável é imperturbável, o imperturbável está livre da tristeza, o que está livre da tristeza é feliz. Portanto, o prudente é feliz, e a prudência é suficiente para constituir a vida feliz“, diz Sêneca em uma das cartas a Lucílio.
No momento em que a seleção brasileira se encontra, o comentário do filósofo romano faz mais sentido, inclusive para o técnico Dorival Júnior, que vê o cargo em risco após oferecer de forma imprudente o meio de campo brasileiro para o domínio da Argentina.
“Deixe para trás os exemplos de falhas”
A provocação de Raphinha deve ter servido de combustível para os argentinos, mas está longe de ser a razão da derrota vexatória do Brasil em Buenos Aires. “Viva com um carrasco e você nunca se livrará da sua crueldade. Se um adúltero é seu companheiro, ele irá acender as paixões mais vulgares”, também dizia Sêneca, que ensinou:
“Se você quer ser despojado de suas falhas, deixe para trás os exemplos de falhas. O avarento, o trapaceiro, o valentão, o sádico, que lhe farão muito mal por estar perto de você, estão dentro de você. Mude, portanto, para melhores associações.”
CBF
Ednaldo Rodrigues foi reeleito, no dia anterior à humilhação brasileira para a Argentina, para comandar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2030.
Ele recebeu 100% dos votos e ainda poderá se reeleger até 2034. Todas as federações e todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro votaram nele.
Elogiado por Romário por “tirar os ratos e ladrões lá de dentro da CBF”, Ednaldo chegou ao comando da confederação após Rogério Caboclo se afastar em meio a acusações de assédio sexual e moral.
Ele antecipou as eleições e concorreu sozinho depois que Ronaldo Fenômeno anunciou desistência, por não conseguir apoio.
Ronaldo disse que nem sequer foi recebido por 23 dos 27 dirigentes regionais.
Os cartolas do futebol brasileiro parecem estar satisfeitos com o comando de Ednaldo, durante o qual a seleção brasileira teve quatro treinadores enquanto espera por Carlo Ancelotti.
O nome do treinador italiano, que tem…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)