Rio e Niterói são os candidatos do Brasil ao Pan de 2031
Com apoio do presidente Lula (PT), integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheram as cidades como representantes brasileiras
![Rio e Niterói são os candidatos do Brasil ao Pan de 2031](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2025/01/Captura-de-tela-2025-01-29-170645.png)
Em assembleia do Comitê Olímpico do Brasil (COB), as cidades de Niterói e Rio de Janeiro foram escolhidas como representantes da candidatura brasileira aos Jogos Panamericanos de 2031 nesta quarta-feira, 29.
O placar registrou 48 votos favoráveis, um contrário e um voto em branco.
“O Rio já sediou 2007 e as Olimpíadas de 2016. Espero que os responsáveis escolham Rio e Niterói”, disse o presidente Lula (PT), em vídeo gravado.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), a candidatura conta com o aval do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e de Lula.
Na semana passada, o petista recebeu Paes e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), para conversar sobre o assunto.
Os prefeitos apresentaram a Lula uma proposta de um plano de construção da Linha 3 do metrô carioca, que prevê ligar o Centro do Rio às cidades de Niterói e São Gonçalo, como legado futuro da competição.
A cidade de São Paulo era uma das candidatas, mas o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiram desistir da disputa.
Em agosto, a assembleia da Panam Sports se reunirá para definir a sede do evento.
Vaias a Lula
Em 2007, a capital carioca sediou os Jogos Pan-Americanos.
Na cerimônia de abertura, Lula foi vaiado por quatro vezes e não discursou aos torcedores que estavam presentes no Estádio do Maracanã.
Estava previsto que o petista seria o responsável por dizer a frase: “Boa sorte, Brasil”, mas foi poupado do constrangimento pelo então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman.
Foi a primeira vez que um chefe de Estado não discursou durante uma abertura dos jogos.
Ao fim do evento, Lula entrou em um carro em companhia da então primeira-dama, Marisa Letícia, e despediu-se do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral.
O ex-ministro dos Esportes Orlando Silva disse que as vaias foram “orquestradas“.
Leia também: “Lula e Paes por Jogos Pan-Americanos no Rio”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)