Reforma administrativa vira a nova aposta da oposição contra Lula
Deixada de lado pelo Palácio do Planalto, reforma administrativa conta com o apoio de Lira e pode incluir servidores do Judiciário e do Legislativo...
Integrantes da oposição pretendem travar um novo embate com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio da articulação para aprovar uma reforma administrativa no Congresso Nacional. O tema conta com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas não é tido como prioridade por parte do Palácio do Planalto.
Na última quarta-feira (4), representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do Empreendedorismo (FPE), do Comércio e Serviços (FCS), da Tecnologia e Atividades Nucleares (FTN), do Biodisel (FPBio) e do Livre Mercado (FPLM) se reuniram para fechar um acordo sobre o tema. Na discussão, parlamentares defenderam, por exemplo, incluir servidores do Legislativo e do Judiciário na proposta.
Atualmente, tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, enviada pelo governo Jair Bolsonaro, mas que trata apenas dos servidores do Executivo. Contudo, a expectativa agora é de que seja apresentada uma nova PEC com viabilidade de aprovação. A avaliação é de que a imagem ligada ao ex-presidente pode inviabilizar o movimento.
As frentes parlamentares vão realizar em 1º de novembro um seminário na Câmara para debater o tema. A abertura será feita por Arthur Lira.
Apesar disso, a ministra da Gestão, Esther Dweck, disse na última semana que o governo federal “não tem prazo” definido para começar a discutir a reforma administrativa. Pressionado por Lira, o Palácio do Planalto chegou a sinalizar que iria apresentar uma proposta alternativa à PEC 32 em um prazo de 90 dias.
“Nosso ministério foi criado para discutir não a reforma administrativa no âmbito da PEC 32, mas para uma transformação do Estado, para ter Estado mais ágil, mais eficiente”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)