Quatro vezes mais incêndios
Segundo um comunicado divulgado hoje pela Agência Espacial Europeia, os incêndios na região da Amazônia são quatro vezes maiores em 2019 do que os registrados no ano passado...
Segundo um comunicado divulgado hoje pela Agência Espacial Europeia, os incêndios na região da Amazônia são quatro vezes maiores em 2019 do que os registrados no ano passado.
“Dados de satélite mostram que há quase quatro vezes mais incêndios este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Além do Brasil, partes do Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina também foram afetadas”, diz o relatório.
O comunicado diz ainda:
“Enquanto os incêndios florestais normalmente ocorrem na estação seca do Brasil, que vai de julho a outubro, o aumento sem precedentes é relatado como proveniente de desmatamento legal e ilegal, que permite que a terra seja usada para fins agrícolas. O aumento da temperatura global também é pensado para tornar a região mais suscetível ao fogo.”
A Agência Especial Europeia erra quando fala em “aumento sem precedentes”. Segundo dados do Programa Queimadas, divulgados pelo Inpe no dia 25, houve um aumento assombroso nos focos ativos de queimada de 2009 para 2010 — de 9.732 para 45.018. Como se sabe, estávamos no segundo mandato de Lula.
Na série histórica desde 1998, o ano que registrou o maior número de focos de queimada foi 2005 (63.764). O primeiro mandato de Lula estava em curso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)