Quaest: maioria no Rio não se sente mais segura após megaoperação
Pesquisa indica ainda que 87% da população acredita que a cidade vive um cenário de guerra
A megaoperação contra o Comando Vermelho, nos complexos do Alemão e da Penha, não aumentou a sensação de segurança da população do Rio de Janeiro, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo, 2.
De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados afirmam que o Rio está menos seguro, enquanto 35% acreditam que está mais. Outros 13% não souberam responder.
A pesquisa mostra que o sentimento de insegurança é mais intenso entre as mulheres, 60% das quais consideram a cidade menos segura, ante 26% que veem melhora. Entre os homens, 45% disseram que a cidade está mais segura e 44% avaliaram o contrário.
Por faixa etária, os jovens entre 16 e 30 anos lideram a percepção negativa, com 61% considerando que a segurança piorou. Entre os adultos de 31 a 50 anos, 48% compartilham essa visão, e entre os maiores de 51 anos, o percentual chega a 53%.
Percepção de guerra
A pesquisa também indica que 87% da população acredita que o Rio vive um cenário de guerra, enquanto 13% discorda.
Em relação a outras grandes cidades brasileiras, 51% enxergam situação de guerra e 42% não veem dessa forma.
O medo de uma reação do narcotráfico é elevado: 74% dos entrevistados disseram temer um contra-ataque após a operação, enquanto 25% não sentem receio.
Quanto à confiança na polícia, o cenário está dividido: 48% acreditam que as forças estaduais estão mais preparadas para combater o crime organizado, 44% confiam mais nas facções, e 8% não souberam responder.
Apesar do sentimento de insegurança, 64% da população aprovaram a operação e 58% a consideraram um sucesso.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 30 e 31 de outubro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
02.11.2025 18:05Seria temor de retaliação dos terroristas ? os militares ajudariam, guerra é guerra.