PT aciona STF e pede investigação de Tarcísio por obstrução de Justiça
Ação cita suposta ligação do governador a ministros do STF para sugerir liberação de viagem de Bolsonaro aos EUA
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja investigado por obstrução de Justiça. O pedido foi apresentado na noite de sexta-feira, 11, ao ministro Alexandre de Moraes.
A ação cita publicação da Folha de S.Paulo segundo a qual Tarcísio teria telefonado a ministros do STF sugerindo que a Corte autorizasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a viajar aos Estados Unidos para tentar convencer Donald Trump a recuar da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Segundo Lindbergh, a suposta articulação visaria contornar a decisão do STF que manteve o passaporte de Bolsonaro retido, no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
“Na prática, Tarcísio não apenas expressou a chantagem — ele teria atuado para materializá-la”, diz o petista no documento.
“O simples contato institucional revela disposição de violar a legalidade, pressionar a Corte Suprema e fragilizar o processo penal em curso.”
O parlamentar argumenta que a proposta configura tentativa de facilitar uma “fuga de Bolsonaro”, que é réu no caso e está impedido de deixar o país.
Tarcísio nega articulação
O governador de São Paulo negou as acusações.
Em entrevista à CNN Brasil, afirmou que não houve qualquer contato com ministros do Supremo nem pedido relacionado à liberação do passaporte de Bolsonaro.
“Não houve isso”, disse Tarcísio.
Reação de Boulos
A suposta articulação também motivou reação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que acionou a Procuradoria-Geral da República.
Ele pediu a abertura de inquérito contra Tarcísio por favorecimento pessoal, tráfico de influência, corrupção passiva e improbidade administrativa.
Na petição, Boulos chama o governador de “office-boy do ex-presidente” e escreve:
“Ele quer ajudar Bolsonaro a fugir e, para isso, se presta ao papel de office-boy do ex-presidente. […] É o bandido se fazendo de mocinho.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marian
12.07.2025 14:16Alguém avise que a direita tem vários nomes. Não adianta.
Fabio B
12.07.2025 12:50Não dá para saber se o Tarcísio fez mesmo isso, mas eu não duvido que o plano tenha partido do Bolsonaro.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
12.07.2025 12:47Desespero do Lindinho...
Osmair Mendonça
12.07.2025 12:28Isso não deve ter acontecido, mas o Lula da tapinha na cara do Xandão, empresariado , principalmente os que paga o PT faz reuniões regadas a vinhos com STF e tantos escândalos todo os dias e o Lindinho da amante preocupado com um telefone . Só pode ser ciúmes do STF.
Luis Eduardo Rezende Caracik
12.07.2025 12:20Se Tarcísio realmente fez isso, isso mostra que sua inteligência é muito fraca. Ele não precisa de Bolsonaro e nem dos bolsonaristas para se eleger. Precisa, isso sim de um bom plano de governo, e independência dos bolsonaristas. Ele deve saber que Bolsonaro está sendo processado por tentativa de golpe de estado, e agora, não satisfeito com isso, Bolsonaro et caterva estão praticando um golpe CONTRA o estado brasileiro. É hora de passar para o lado certo. Bolsonaro ou Brasil, Tarcísio?