PT aciona Eduardo Leite por suposta autopromoção em vídeo sobre enchentes
Bancada da Assembleia Legislativa pediu a suspensão do documentário, cujo trailer está sendo veiculado em salas de cinema
O líder do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Miguel Rosseto, entrou com uma ação contra o governador, Eduardo Leite (PSD), por autopromoção em um documentário sobre as enchentes que atingiram o estado no ano passado, segundo o Globo.
Segundo Rosseto, a peça “configura-se, na verdade, como uma peça de promoção pessoal do governador, que já se declarou pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026”.
Na representação, a sigla pede ao procurador-geral da Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, a suspensão da exibição do documentário, cujo trailer está sendo veiculado nas salas de cinema do estado.
O PT afirma que Leite se beneficiou de recursos estaduais para promoção pessoal. Além disso, o partido alega que o governador aparece durante 9 minutos em uma produção de 42 minutos no total.
“O que se vê nitidamente é uma peça de publicidade cujo objetivo é promover nacionalmente a imagem do senhor governador com vistas a projetá-lo enquanto futuro candidato ao cargo de Presidente da República, e para tanto se beneficia da estrutura e dos parcos recursos financeiros do Estado que dirige”, escreve o partido.
“Por tal medida, possível se concluir de forma objetiva que o filme não é sobre o papel dos gaúchos perante a tragédia de maio de 2024 e nem sobre o papel do Governo do Estado nos fatos, mas para exaltar a participação de Eduardo Leite nos eventos”, finaliza.
Governo do Rio Grande do Sul nega uso político de documentário
Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom RS) informou que o documentário “Todos Nós por Todos Nós” é uma “obra com valor histórico” produzida por sua própria equipe, com imagens do Departamento de Jornalismo, que retrata, de forma objetiva, o impacto e os reflexos das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul.
“Como prestação de contas e transparência do trabalho realizado, o documentário reúne depoimentos de pessoas da comunidade que viveram a tragédia, além de falas do governador, do vice-governador e de outros integrantes do governo que atuaram diretamente nas ações de enfrentamento e reconstrução do Rio Grande do Sul. As imagens mostram ainda outras lideranças, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o governo, complementando.
“A produção integra uma ampla programação organizada pelo governo do Estado para marcar um ano da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. Foram realizadas durante duas semanas uma série de debates e eventos de prestação de contas, entregas de moradias, inauguração de obras de infraestrutura, anúncios de novos benefícios a pessoas afetadas pelas enchentes e a exposição “Além das águas: uma crônica visual sobre a enchente e a reconstrução”,
com fotos de resgates, abrigamento de vítimas e ações governamentais nas regiões mais afetadas do Estado”
A gestão Leite ainda ressalta:
“O objetivo da ampla programação foi destacar o trabalho realizado, prestar contas e apresentar o andamento do Plano Rio Grande, um programa de Estado que trata da reconstrução e das ações voltadas a fortalecer a resiliência do Estado. Foi impressa, ainda, uma revista de 74 páginas sobre o andamento e as entregas dos projetos que integram o Plano Rio Grande”
Enchentes
Em abril de 2024, chuvas intensas provocaram alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios no Rio Grande do Sul.
As cidades mais atingidas foram Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Eldorado do Sul e regiões centrais do estado.
Ao todo, mais de 150 mortes foram confirmadas e milhares de pessoas ficaram desabrigadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)