Prefeita processa Janones por chantagem com foto íntima
Leandra Guedes acusou o parlamentar de divulgar imagens dela para tentar exercer influência sobre gestão de cidade mineira
A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, ingressou com uma ação na Justiça com base na Lei Maria da Penha contra o deputado federal André Janones (Avante) por suposta chantagem com fotos e vídeos íntimos, segundo o Metrópoles.
Na ação, Leandra acusou Janones, com quem manteve um relacionamento afetivo entre 2014 e 2018, de usar as imagens para tentar exercer influência sobre sua gestão municipal.
Além disso, a prefeita afirma que o parlamentar enviou fotos íntimas dela para um de seus secretários.
“André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas que diz possuir do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com objetivo de intimidar e prejudicar a imagem pública [da prefeita]”, diz trecho do processo.
“Segundo Conrado, em ligação com André [Janones], este disse que era para me avisar que a exposição daquela foto e de outras seria só o começo e que iria acabar com a minha reputação”, acrescentou.
Leandra atuou como assessora no gabinete de Janones na Câmara dos Deputados.
Acordo por rachadinhas
Em março, Janones firmou um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para o parlamentar devolver R$ 131,5 mil, após ser investigado sobre prática de rachadinha em seu gabinete.
Através do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), o valor será ressarcido à Câmara dos Deputados e o parlamentará precisará arcar com uma multa extra de R$ 26,3 mil, o equivalente a 20% do dano ao erário.
O pagamento será realizado em parcelas.
- R$ 80 mil pago em até 30 dias após a homologação do acordo.
- R$ 77,8 mil dividido em 12 parcelas mensais no valor de R$ 6.484,48.
“O acordo deveria ser rescindido”
O acordo de Janones foi criticado pela ONG Transparência Brasil, que protestou em suas redes sociais:
“Janones fez Acordo de Não Persecução Penal com condições absurdamente favoráveis pelos crimes graves que cometeu (incluindo peculato) e agora mente e zomba da Justiça – dizendo que se tratava de ‘um processo sem fundamento nenhum’.
Não há qualquer arrependimento verdadeiro do deputado, ao contrário. O MP e a Justiça prestaram imenso desserviço ao país e incentivaram este comportamento desonesto e a corrupção na política.
O acordo deveria ser rescindido pela evidente má fé do criminoso.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
F-35- Hellfire
10.04.2025 20:04Absolutamente canalha, é da mesma laia dos bandidos assassinos, covarde sem vergonha.
Marian
10.04.2025 18:18Que nível.