Porto Alegre não investe em prevenção a enchentes?
Dados do Portal da Transparência mostram que a gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) não investiu um real sequer em prevenção em 2023
Dados do Portal da Transparência da prefeitura de Porto Alegre mostram que a gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) não investiu um real sequer em prevenção a enchentes em 2023, embora o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE), que cuida da área, tivesse 428,9 milhões de reais para gastar, publicou o Uol.
O item “Melhoria no sistema contra cheias”, previsto no orçamento da capital gaúcha, não recebeu recursos no ano passado e viu o investimento cair nos anos anteriores.
Em 2021, foram gastos 1.788.882,48 reais na prevenção de enchentes e, em 2022, 141.921,72 reais.
O que diz a prefeitura de Porto Alegre
Ao portal, a Secretaria Municipal de Comunicação argumentou que o gasto com a prevenção de enchentes em 2023 não é zero, pois investiu em outras áreas que impactam na prevenção.
Segundo Luiz Otávio Prates, secretário de Comunicação de Porto Alegre, a proteção às enchentes é “transversal”, englobando investimentos em várias secretarias.
Como medidas de prevenção a enchentes, a prefeitura da capital gaúcha citou o inventário de gases de efeito estufa; o mapeamento de áreas de risco; o gasto de 200 milhões de reais em drenagem; a reforma de casas de bombas ao custo de 20 milhões de reais; e a compra de botes e contratação de 35 servidores para a Defesa Civil.
As chuvas no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta terça-feira, 7, o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado para 90. Outros quatro óbitos ainda são investigados.
O estado registrou também 131 pessoas desaparecidas e 361 feridas.
Com 388 municípios afetados pelas chuvas, 203,8 mil pessoas estão fora de casa. Ao todo, são 48,1 mil pessoas em abrigos e 155,7 mil alocados em casas de parentes ou amigos.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)