Porta-voz brasileiro explica “pausas táticas” em Gaza para ajuda humanitária
“Isto não é uma pausa no combate em todo o sul da Faixa”, diz major Rafael Ronzenszajn
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel nascido no Brasil, major Rafael Ronzenszajn, divulgou nesta segunda-feira, 17 de junho, um vídeo em que explica as operações militares israelenses em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e os esforços humanitários na região.
“As Forças de Defesa de Israel estão atuando de uma forma cirúrgica e precisa baseadas nas informações da inteligência.
As FDI alcançaram o controle operacional do eixo de Filadélfia, do lado de Gaza na fronteira com o Egito.
As forças localizaram diversas rotas subterrâneas usadas pelos terroristas do Hamas; algumas, claro, atravessam o Egito.
Por essas rotas, os terroristas ingressavam para a Faixa de Gaza armamentos e matéria-prima para atividades terroristas.
Até agora, nas operações em Rafah, cerca de 500 terroristas foram eliminados e cerca de 100 entradas de túneis foram localizados.
A grande quantidade de munições que as forças encontram está escondida em vários locais aparentemente civis, como residências, mesquitas e escolas.
Além disso, foram registrados vários casos nos quais terroristas do Hamas dispararam a partir de zonas humanitárias.”
Projéteis disparados contra Israel
Este é o mapa divulgado pelas FDI no X no sábado, 15 de junho, sobre o disparo de cinco projéteis contra Israel na sexta, 14, a partir de uma área de ajuda humanitária no centro de Gaza. Dois deles entraram em território israelense e três caíram na própria Faixa.
Pausas táticas
O major Rafael Ronzenszajn detalhou o significado prático das pausas táticas locais, anunciadas pelas FDI no fim de semana.
“A partir de sábado [15], uma pausa tática local da atividade militar para fins humanitários está sendo aplicada na Faixa de Gaza, todos os dias, das 8h às 19h, até novo aviso, ao longo de uma rota especificamente definida que vai da travessia Kerem Shalom até Salah al-Din.
Isto não é uma pausa no combate em todo o sul da Faixa de Gaza. As operações precisas e baseadas em inteligência das IDF contra a infraestrutura terrorista e os terroristas do Hamas na área de Rafah continuam.
As pausas táticas locais fazem parte dos esforços contínuos das FDI para aumentar a quantidade de ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza.
Apesar dos esforços de Israel para aumentar a quantidade de ajuda através das travessias terrestres, mais de 1.200 caminhões de ajuda humanitária – incluindo alimentos, água, medicamentos e suprimentos para abrigos – estão à espera de serem recolhidos pela ONU e por organizações de ajuda internacionais no lado de Gaza das travessias.
As pausas táticas locais tem como objetivo permitir que as organizações humanitárias tenham melhor acesso ao Kerem Shalom e, portanto, aumentem a recolha e distribuição de ajuda.
As FDI consideram as operações humanitárias para os civis de Gaza como parte integrante do seu esforço de guerra.
Dissemos isto desde o primeiro dia: estamos em guerra com o Hamas, não com o povo de Gaza.”
Este é o mapa da rota, divulgado pelas FDI no domingo, 16.
Lei também: Famílias e refém resgatado apelam por acordo entre Israel e Hamas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)