Por que desligar o carro nos semáforos pode não ser uma boa ideia
Desligar o carro no semáforo pode parecer economia, mas traz riscos e desgastes. Veja por que evitar essa prática.
Com o preço dos combustíveis em alta, muitos motoristas procuram maneiras de economizar. Uma prática comum é desligar o carro enquanto espera no semáforo, acreditando que isso reduz o consumo. Apesar da intenção, essa atitude pode causar mais prejuízos do que benefícios — tanto no aspecto mecânico quanto na segurança e fluidez do trânsito.
Veja por que essa prática, aparentemente inofensiva, pode trazer problemas e ser desaconselhada mesmo fora do contexto legal.
Desligar o carro reduz o consumo?
De fato, um motor em funcionamento consome combustível — mesmo parado. Porém, o consumo em marcha lenta é mínimo, especialmente nos veículos mais modernos. O ato de desligar e ligar o motor repetidamente consome mais combustível, dependendo do tempo de espera e da condição do veículo.
Além disso, o pico de energia usado na ignição exige mais da bateria, podendo resultar em desgaste prematuro ou falhas de partida.
Riscos mecânicos e elétricos
- Desgaste do motor de arranque e do sistema de ignição, quando usado repetidamente em curtos períodos;
- Aumento do consumo da bateria, especialmente em carros com sistemas antigos;
- Danos a componentes eletrônicos sensíveis com quedas bruscas de energia.
Nos carros com sistema “start-stop” de fábrica, esses ciclos são planejados. Já nos veículos convencionais, o uso não controlado pode acelerar falhas e manutenções caras.

Riscos de segurança e fluidez no trânsito
- Atrasos na retomada da marcha, podendo gerar buzinas, impaciência ou até colisões traseiras;
- Falta de reação rápida em emergências, como liberar passagem para ambulâncias ou viaturas;
- Possível infrações de trânsito, se o carro desligado obstruir a via por falha na partida ou causar riscos a outros condutores.
Embora o CTB não preveja infração específica para desligar o veículo no semáforo, condutas que comprometem a fluidez e segurança do trânsito podem ser enquadradas em outras normas, como dirigir com desatenção ou parar em local indevido.
Quando faz sentido desligar o carro
A recomendação geral é só desligar o motor quando:
- O tempo de espera será superior a 1 minuto, como em bloqueios prolongados;
- O veículo possui tecnologia start-stop automática;
- O carro está com o motor aquecido e em boas condições de manutenção.
Mesmo nesses casos, a decisão deve considerar o ambiente, o tipo de via e a segurança ao redor.
Economia consciente é também dirigir com inteligência
Desligar o carro no semáforo pode parecer uma economia imediata, mas pode custar caro em termos de manutenção, segurança e fluidez no trânsito. Avaliar o contexto e entender os limites do veículo são atitudes que fazem a diferença — tanto no bolso quanto no comportamento no trânsito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)