PL rebate campanha lançada por petistas após tarifaço: “Defenda o Brasil do PT”
Partidos protagonizam uma disputa de narrativas sobre o culpado pela decisão do presidente dos Estados Unidos de impor tarifas
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, nesta sexta-feira, 11, uma campanha para incentivar o patriotismo entre os brasileiros, em resposta à decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas extras de 50% sobre os produtos brasileiros. Denominada “Defenda o Brasil“, ela ocorre em consórcio entre a sigla do presidente Lula, influenciadores, movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais, parlamentares, liderança petistas na Câmara e no Senado e a população.
São várias peças publicitárias para, segundo o PT, “conscientizar os brasileiros da necessidade de ter orgulho e defender o próprio país”. Ainda de acordo com a legenda, “a campanha destaca que os traidores da Pátria atuaram se fingindo de patriotas”.
“Vídeos dela destacam a hipocrisia de Jair Bolsonaro (PL), que ao mesmo tempo que diz patriota, presta continência à bandeira dos Estados Unidos”, pontua o comunicado.
O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, rebateu a campanha. Em publicações nas redes sociais, a sigla incluiu artes com a frase “Defenda o Brasil do PT“.
“A pessoa que vota no Lula primeiro paga para ver, depois paga para sobreviver! Chega de taxa para o povo brasileiro, defenda o Brasil do PT!”, escreveu o partido em uma das publicações.
“De 100% dos problemas do Brasil, 99% vêm do PT. O 1% restante? Foi provocado por ele. Ficha de corrupção, manipulação, censura, autoritarismo, fracasso econômico e taxação… eles têm!”, pontua em outra.
Partidos divergem sobre culpado
Desde que Trump anunciou a imposição das tarifas, PT e PL protagonizam uma disputa de narrativas sobre o culpado pela decisão do presidente dos Estados Unidos. Enquanto o PT acusa Bolsonaro e bolsonaristas, o PL culpa o governo Lula.
“O PL tem como princípio o liberalismo econômico. Somos contra taxações. Não queira colocar na conta de um partido que na sua essência tem o liberalismo econômico como base fundamental o que é culpa do atual governo”, declarou o líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante, em entrevista a jornalistas na quinta-feira, 10.
Sóstenes ainda ressaltou que a moção de louvor ao presidente americano, Donald Trump, não foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara por causa das tarifas.
“O voto de louvor foi pela primeira manifestação do presidente Donald Trump de solidariedade a Bolsonaro. É só ver o voto de louvor. Nós não louvamos por taxações. Agora, vamos ao fato? Quem é o responsável pela taxação americana ao Brasil? É o governo. O governo que só se solidariza e anda de mãos dadas com países de ditaduras”, falou o deputado.
Ele ainda cobrou que o governo resolva o problema do tarifaço: “Agora o governo tem 21 dias, e já que dizem que o governo é tão democrático, tão habilidoso, sabe usar a diplomacia, que resolva o problema. Nós brasileiros não queremos ser taxados”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)