Orlando Tosetto na Crusoé: Conversando com meus botões
Os sinais claros e evidentes de que a idade chegou para Joe Biden, moído em um debate presidencial, e para Roger Waters, falando sozinho em entrevista
Jorge Luís Borges gostava muito dos kenningar, o sistema de metáforas usado pelos poetas e rapsodos islandeses em suas canções e poemas épicos antigos que cantavam as façanhas e os azares dos vikings. Dado o tema, logicamente a maioria dos kenningar simbolizava fatos da guerra: a tempestade ou assembleia de espadas, o voo ou a canção das lanças, o festim das águias, e assim por diante. Reli por estes dias o artigo dele a respeito tendo em mente as insuficiências da idade que avança e, visto que os guerreiros de antigamente morriam cedo, só achei um kenning que pode, com boa vontade e força de imaginação, falar da velhice: o que chama a barba do homem de “a floresta do queixo”. É verdade que todo viking era barbudo; se, entretanto, a floresta estiver nevada, será então a barba do velho. Deduzi ou inventei eu, portanto, esse kenning fácil. A metáfora ou alegoria antiga da velhice mais conhecida até hoje, entretanto, está no enigma que a Esfinge apresenta a Édipo: a terceira parte do animal, a que, à tarde, caminha sobre três pernas (suas duas e a bengala). Talvez agora o mundo moderno esteja arranjando uma nova: dar às de Joe Biden. Ou às de Roger Waters.
Ora, não há homem que, envelhecendo como envelheço eu, não sinta uma pontinha de solidariedade para com os srs. Biden e Waters. E um pouco de medo também: não há homem que envelheça e não veja em Biden ou em Waters uma espécie de augúrio da sua própria condição futura, ou a intensificação de certos sinais de sua condição atual. Não sei se o amigo os viu em suas aparições recentes: Biden sendo moído no debate com Donald Trump, Waters conferenciando com seu duende interior na entrevista que deu a Piers Morgan. Se os viu, fica mais fácil de entender o que quero dizer.
É que o envelhecimento traz,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)