Oposição muda estratégia e busca assinaturas para urgência à anistia
Segundo o líder do PL, 163 deputados assinaram o requerimento de urgência até o momento e são necessárias 257 assinaturas
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse nesta quinta-feira, 3, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pediu a líderes para não assinarem o requerimento de urgência ao projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Sóstenes falou sobre o tema em entrevista a jornalistas.
“O presidente Hugo Motta está alinhando alguns procedimentos, fazendo alguns comunicados, e por isso pediu a esses líderes momentaneamente para que não assinassem o nosso requerimento e, por conta disso, não entrou na pauta hoje”, declarou o deputado.
Segundo Sóstenes, apenas as lideranças do PL e Novo assinaram o pedido até o momento, mas há outros líderes aguardando a sinalização de Motta para assinarem. Porém, com a solicitação do presidente da Câmara, a oposição mudou a estratégia para conseguir apresentar o requerimento.
“Nós mudamos a estratégia. Já que o presidente Hugo Motta está pedindo aos líderes para não assinar o requerimento de urgência, nós começamos a partir de ontem fazer assinaturas individuais. Neste exato momento nós já temos 163 assinaturas individuais. São necessárias 257”, afirmou Sóstenes.
“Nós vamos trabalhar com celeridade para que na próxima reunião do colégio de líderes, na quinta-feira que vem, a gente tenha essas 257 assinaturas, que aí já não dependeremos mais da autorização do presidente Hugo Motta e dos líderes. Com 257 assinaturas, entrará na pauta na semana seguinte”, acrescentou.
Apoio à anistia
De acordo com Sóstenes, Motta “continua sendo e sempre será aliado do PL” em todas as bandeiras da sigla, até mesmo na anistia. “Entretanto, a gente tem que entender as situações e a pressão que a cadeira de um presidente sofre”.
O líder do PL falou que já há votos necessários para aprovar o projeto de lei da anistia. “Hoje, às 6h47 recebi uma ligação do presidente do PSD, Gilberto Kassab, me dizendo que o PSD na sua maioria dos deputados, e segundo o líder Britto, entregará 60% dos votos à anistia”, relatou.
Segundo Sóstenes, União Brasil, PP, Republicanos e Podemos também são favoráveis ao projeto. “O PL não abrirá mão, em circunstância nenhuma, de pedir inserção de pauta de nenhum outro item. Nós não indicamos hoje, na reunião de líderes, nenhum outro item para inserir na pauta porque nós temos pauta única até que o presidente Hugo Motta decida colocar esse assunto na pauta. E o nosso assunto é anistia já”, pontuou.
Sóstenes prosseguiu: “Nós não vamos abrir mão de tergiversar, de negociar nenhuma outra pauta e nós continuaremos em obstrução responsável. A nossa obstrução não é irresponsável com a Casa. Por isso estamos votando lentamente as matérias de importância para o país, mas vamos continuar nossa obstrução responsável até que o presidente Hugo Motta tenha o conforto para decidir sobre a liberação dos líderes para assinar”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
03.04.2025 15:50É mais fácil o Bolsonaro concorrer em 2026 do que sair essa anistia.