Oposição mira os encontros dos executivos da J&F com ministro

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Oposição mira os encontros dos executivos da J&F com ministro de Lula

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 17:17 comentários
Brasil

Oposição mira os encontros dos executivos da J&F com ministro de Lula

Deputados protocolaram aos menos dois requerimentos de informação para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 17:17 comentários 0
Oposição mira os encontros dos executivos da J&F com ministro de Lula
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Deputados da oposição protocolaram nesta terça-feira, 9, ao menos dois requerimentos de informação ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Os pedidos é para que o ministro de Lula (PT) explique os encontros com executivos da Âmbar Energia, do grupo J&F.

Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Adriana Ventura (SP). Já o segundo pedido é de autoria do deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB).

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, revelou que os executivos do grupo dos irmãos Wesley e Joesley Batista foram recebidos aos menos 17 vezes pelo ministro de Minas e Energia antes de o governo editar uma medida provisória que beneficiou a empresa.

Segundo o jornal, as reuniões com os executivos da empresa do grupo dos irmãos Wesley e Joesley Batista ocorreram entre junho de 2023 e maio deste ano e envolveram o ministro Alexandre Silveira (à direita na foto com Lula), o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e o ex-secretário-executivo Efrain Cruz.

“A última reunião foi entre o ministro Silveira e o presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, no dia 29 de maio, uma semana antes do texto da medida provisória sair do ministério e ir para a Casa Civil. O chefe da pasta também recebeu o executivo no dia 21 de maio. Nenhum desses encontros aparece na agenda oficial e pública de Alexandre Silveira”, diz o Estadão.

De acordo com os registros, Zanatta esteve no Ministério de Minas e Energia 13 vezes em menos de um ano. O diretor de Estratégia, Inteligência de Mercado e Regulatório da Âmbar, Cristiano Souza, visitou o local quatro vezes.

Conta de luz mais cara

O governo Lula publicou em 13 de junho uma medida provisória de socorro ao caixa da Amazonas Energia, distribuidora de energia elétrica do estado do Amazonas que há tempos tem dificuldades de caixa e está inadimplente com termelétricas fornecedoras, para cobrir os pagamentos devidos pela empresa às termelétricas recém-compradas pela Âmbar.

Os recursos do auxílio financeiro, sugerido em 7 de junho pelo ministro Alexandre Silveira, que adotou em seu ministério uma postura mais petista do que a de muitos petistas do governo, serão bancados pela conta de luz dos consumidores brasileiros.

A medida prevê que os consumidores brasileiros paguem o socorro financeiro por até 15 anos. No cálculo de operadores do mercado de energia, os custos podem variar de 2 bilhões a 2,7 bilhões reais por ano, com a possibilidade de passar de 30 bilhões de reais no final do prazo. 

Coincidência?

Estadão lembra nesta terça-feira, 9, que, após a publicação da medida provisória, Silveira disse que o fato de a MP ter beneficiado os irmãos Batista foi “mera coincidência”. Questionado sobre o assunto em audiência na Câmara, o ministro disse o seguinte: “Eu aprendi com o ex-vice-presidente José Alencar que não importa a cor do gato, o que importa é que ele cace o rato”.

O Ministério de Minas e Energia disse ao jornal paulista que a medida provisória não foi discutida com a Âmbar, mas não informou o teor das reuniões. “É importante esclarecer ainda que o registro da entrada de pessoas nas dependências deste ministério não significa, necessariamente, que todas foram, de fato, recebidas pelas autoridades públicas, seja por falta de um agendamento prévio, seja por conflito de agendas”, alegou o ministério de Silveira.

A Âmbar também não revelou o que seus executivos foram fazer no Ministério de Minas e Energia. “São descabidas especulações a respeito da Medida Provisória 1.232 e o negócio realizado pela Âmbar. Não fazem sentido técnico e econômico, por diversos fatores. A Âmbar nunca tratou do tema com o Ministério de Minas e Energia”, disse a empresa em nota.

Fica no ar, portanto, o que os executivos da Âmbar foram fazer 17 vezes em um ministério do governo Lula. Sem detalhamento dos motivos ou registro formal das visitas, fica mais difícil acreditar em coincidências.

Crusoé: Mais petista que os petistas

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata
2

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’
3

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
4

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
5

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
6

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022
7

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
8

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA
9

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela
10

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Tags relacionadas

Alexandre Silveira Irmãos Batista J&F Joesley Batista Luiz Inácio Lula da Silva oposição Wesley Batista
< Notícia Anterior

Conselho de Ética avança processo de cassação de Brazão

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Vinicius Jr. pede desculpas após eliminação do Brasil na Copa América

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.