Operação Escudo: dois morrem em confronto com a PM no Guarujá
A operação foi colocada novamente em prática após a morte do soldado Marcelo Augusto da Silva, na madrugada de sexta-feira, 26
Dois indivíduos morreram em confronto com policiais militares na cidade de Guarujá, na Baixada Santista, durante a madrugada deste domingo, 28. Esses incidentes ocorreram em meio à retomada da operação Escudo no litoral paulista.
A operação foi colocada novamente em prática após a morte do soldado Marcelo Augusto da Silva, na madrugada de sexta-feira, 26, na rodovia dos Imigrantes, em Cubatão.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), essa nova fase da operação Escudo abrange cidades da Baixada Santista e do litoral sul. Até o momento, não há um balanço oficial das ações realizadas.
Os suspeitos fugiram após ordem dos policiais
Segundo informações fornecidas pela pasta à Folha de S. Paulo, os policiais militares estavam fazendo patrulhamento pelas ruas da Vila Zilda, na periferia de Guarujá, quando avistaram duas motocicletas em alta velocidade. Os policiais teriam ordenado que os condutores parassem, mas essa ordem não teria sido acatada.
Conforme relato da secretaria, ao acessarem a avenida Professor Rafael Vitiello, os PMs foram alvo de disparos de arma de fogo, mas decidiram continuar acompanhando os suspeitos. A dupla teria então apontado suas armas na direção dos policiais, que revidaram.
O socorro médico foi acionado, porém os dois homens faleceram no local.
Durante a revista dos suspeitos, os policiais afirmam ter encontrado um revólver e uma pistola. Peritos da Polícia Científica foram ao local para realizar as devidas investigações. As armas utilizadas tanto pelos policiais militares quanto pelos suspeitos foram apreendidas.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e excludente de ilicitude na Delegacia de Guarujá.
PM retoma Operação Escudo em São Paulo
A Polícia Militar de São Paulo retomou a operação Escudo após a morte da soldado Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos. Ela reagiu a uma tentativa de assalto, foi baleada e acabou não resistindo aos ferimentos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-SP), dois suspeitos foram presos.
A morte da PM desencadeou uma série de operações Escudo em diferentes regiões do estado, com o objetivo de combater os ataques contra agentes de segurança. Essas ações tiveram início na última semana.
De acordo com informações da SSP-SP, outros quatro ataques a policiais militares foram registrados no Estado nos dias 18 e 19 de janeiro. Diante dessa onda de violência, o secretário Guilherme Derrite reforçou o compromisso em investigar e punir os responsáveis por esses atos covardes.
As regiões que receberão as Operações Escudo são: Santo André, na 2ª Operação Escudo; a região sul da capital paulista, na 3ª Operação Escudo, em decorrência do assassinato da soldado Sabrina; Piracicaba, na 4ª Operação Escudo; e Guarulhos, na 5ª Operação Escudo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)