Onde está Wesley Batista na foto de Lula?
O Palácio do Planalto publicou 70 fotos da visita de Lula à planta frigorífica da JBS em Campo Grande (MT), mas o representante da empresa aparece apenas casualmente
O Palácio do Planalto publicou 70 fotos da visita de Lula à planta frigorífica da JBS em Campo Grande (MS). O petista foi ciceroneado por um dos conselheiros da empresa, Wesley Batista, mas curiosamente Wesley não aparece com destaque em nenhuma dessas fotos, muito menos posando ao lado do presidente da República, que foi acompanhado também pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Planejamento, Simone Tebet.
É possível ver o conselheiro da JBS de forma mais clara, casualmente, em duas fotos nas quais Lula posa analisando carnes (veja abaixo). E parcialmente, meio escondido, em outras três (ao fim deste texto, está a resposta para a pergunta sobre a foto que ilustra esta matéria).
A JBS foi uma das principais beneficiadas pela política de “campeãs nacionais” dos primeiros governos Lula. A empresa contou com um crédito farto do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para se expandir no mercado internacional, mas acabou com problemas na Justiça.
Propina
Em delações apresentadas em 2017, Joesley Batista, irmão de Wesley, confessou que os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci receberam propina da empresa, assim como Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados.
Os responsáveis pela empresa também assumiram ter se envolvido em ilícitos com governadores e durante as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) em 2014.
No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antônio Dias Toffoli suspendeu uma multa bilionária da empresa.
Símbolos
Assim como tinha feito ao voltar à refinaria de Abreu e Lima, outro símbolo da corrupção em seus governos anteriores, Lula provocou nesta sexta-feira, 12, a memória dos brasileiros que não se esqueceram da Operação Lava Jato e que não põem em questão seus benefícios para o país, mesmo após o desmonte promovido pelo STF.
Só faltou um abraço para a posteridade com Wesley Batista.
Abaixo, a foto em que Wesley aparece mais claramente, entre todas as que foram publicadas pelo fotógrafo da presidência, Ricardo Stuckert. O empresário está à direita, com o nome no capacete. Nas outras versões dessa pose, ele aparece cortado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)