"O projeto reformista não pode levar ao autoengano, à cegueira" "O projeto reformista não pode levar ao autoengano, à cegueira"
O Antagonista

“O projeto reformista não pode levar ao autoengano, à cegueira”

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 19.05.2017 19:15 comentários
Brasil

“O projeto reformista não pode levar ao autoengano, à cegueira”

O Globo acaba de publicar um editorial para dizer que os cidadãos de bem esperam a renúncia de Michel Temer:Vejam um trecho:"Este jornal apoiou desde o primeiro instante o projeto reformista do presidente Michel Temer. Acreditou e acredita que, mais do que dele, o projeto é dos brasileiros, porque somente ele fará o Brasil encontrar o caminho do crescimento, fundamental para o bem-estar de todos os brasileiros...

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 19.05.2017 19:15 comentários 0

O Globo acaba de publicar um editorial para dizer que os cidadãos de bem esperam a renúncia de Michel Temer:

Vejam um trecho:

“Este jornal apoiou desde o primeiro instante o projeto reformista do presidente Michel Temer. Acreditou e acredita que, mais do que dele, o projeto é dos brasileiros, porque somente ele fará o Brasil encontrar o caminho do crescimento, fundamental para o bem-estar de todos os brasileiros. As reformas são essenciais para conduzir o país para a estabilidade política, para a paz social e para o normal funcionamento de nossas instituições. Tal projeto fará o país chegar a 2018 maduro para fazer a escolha do futuro presidente do país num ambiente de normalidade política e econômica.

Mas a crença nesse projeto não pode levar ao autoengano, à cegueira, a virar as costas para a verdade. Não pode levar ao desrespeito a princípios morais e éticos. Esses diálogos expõem, com clareza cristalina, o significado do encontro clandestino do presidente Michel Temer com o empresário Joesley Batista. Ao abrir as portas de sua casa ao empresário, o presidente abriu também as portas para a sua derrocada. E tornou verossímeis as delações da Odebrecht, divulgadas recentemente, e as de Joesley, que vieram agora a público.

Nenhum cidadão, cônscio das obrigações da cidadania, pode deixar de reconhecer que o presidente perdeu as condições morais, éticas, políticas e administrativas para continuar governando o Brasil. Há os que pensam que o fim deste governo provocará, mais uma vez, o atraso da tão esperada estabilidade, do tão almejado crescimento econômico, da tão sonhada paz social. Mas é justamente o contrário. A realidade não é aquilo que sonhamos, mas aquilo que vivemos. Fingir que o escândalo não passa de uma inocente conversa entre amigos, iludir-se achando que é melhor tapar o nariz e ver as reformas logo aprovadas, tomar o caminho hipócrita de que nada tão fora da rotina aconteceu não é uma opção. Fazer isso, além de contribuir para a perpetuação de práticas que têm sido a desgraça do nosso país, não apressará o projeto de reformas de que o Brasil necessita desesperadamente. Será, isso sim, a razão para que ele seja mais uma vez postergado. Só um governo com condições morais e éticas pode levá-lo adiante. Quanto mais rapidamente esse novo governo estiver instalado, de acordo com o que determina a Constituição, tanto melhor.

A renúncia é uma decisão unilateral do presidente. Se desejar, não o que é melhor para si, mas para o país, esta acabará sendo a decisão que Michel Temer tomará. É o que os cidadãos de bem esperam dele. Se não o fizer, arrastará o Brasil a uma crise política ainda mais profunda que, ninguém se engane, chegará, contudo, ao mesmo resultado, seja pelo impeachment, seja por denúncia acolhida pelo Supremo Tribunal Federal. O caminho pela frente não será fácil. Mas, se há um consolo, é que a Constituição cidadã de 1988 tem o roteiro para percorrê-lo. O Brasil deve se manter integralmente fiel a ela, sem inovações ou atalhos, e enfrentar a realidade sem ilusões vãs. E, passo a passo, chegar ao futuro de bem-estar que toda a nação deseja.”

A íntegra está aqui.

Esportes

Fifa assume postura de guerra contra apostas esportivas

15.06.2024 18:50 3 minutos de leitura
Visualizar

Zelensky se reúne com Milei na cúpula da paz

Visualizar

Cocaína e metanfetamina são encontrados em caranguejos e peixes no Reino Unido

Visualizar

“A Casa do Dragão”: relembre os personagens principais da trama

Visualizar

Campinas: Reforma na Avenida Central terá bloqueio de 11 dias

Visualizar

Lamine Yamal se torna o jogador mais jovem a estrear em uma Eurocopa

Visualizar

< Notícia Anterior

40 milhões de reais de propina para "fortalecer a base" do PT

19.05.2017 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

COMO A JBS "PARTIU PARA A COMPRA DE PARTIDOS"

19.05.2017 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Campinas: Reforma na Avenida Central terá bloqueio de 11 dias

Campinas: Reforma na Avenida Central terá bloqueio de 11 dias

15.06.2024 18:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Enchentes no Rio Grande do Sul: 63% das indústrias do estado estão paralisadas

Enchentes no Rio Grande do Sul: 63% das indústrias do estado estão paralisadas

15.06.2024 18:16 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
ALERTA de Previsão do Tempo: Fortes chuvas voltam ao Rio Grande do Sul

ALERTA de Previsão do Tempo: Fortes chuvas voltam ao Rio Grande do Sul

15.06.2024 17:40 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Mãe sofre abuso sexual do filho embriagado em MG

Mãe sofre abuso sexual do filho embriagado em MG

15.06.2024 17:37 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.