“O mundo está observando”, diz Bolsonaro sobre julgamento
A Primeira Turma do STF começa a julgar nesta terça-feira, 22, o segundo núcleo de acusados de participar da trama golpista
Embora esteja internado no hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 22, que o “mundo está observando” o julgamento de Filipe Martins, seu ex-assessor de Assuntos Internacionais, e dos demais denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no segundo núcleo da trama golpista.
No X, Bolsonaro escreveu:
“O caso Filipe Martins um dia será lembrado como um dos maiores escândalos da história do Judiciário brasileiro. Um verdadeiro laboratório de abusos, restrições autoritárias, distorções processuais e ilegalidades em série, criado com um único propósito: construir uma narrativa e, com ela, um atalho para tentar atingir quem de fato se queria prender.
Esse jovem, que foi meu assessor internacional, foi lançado numa prisão por uma viagem que nunca fez. Está há meses privado de liberdade, submetido a isolamento, censura e vigilância, sem direito de resposta e agora até sem poder ser fotografado nem gravado… E agora ainda querem colocar ele no banco dos réus por causa de uma “minuta” que não existe e que ele evidentemente não escreveu.
Filipe Martins tem a minha total solidariedade. O que fazem com ele é uma covardia inaceitável e um alerta sobre os rumos que o Brasil está tomando.
Estendo essa mesma solidariedade ao Coronel Câmara e a todos os demais acusados do chamado ‘núcleo 2’. Nenhum deles tem ou jamais teve foro privilegiado. Ainda assim, estão sendo julgados diretamente pelo Supremo Tribunal Federal, sem direito de recorrer a instâncias superiores e submetidos a inovações jurídicas arbitrárias e ao uso de criatividade por parte de Alexandre de Moraes.
Tenho dito e repito: o mundo está observando com atenção. E começa, enfim, a entender o que está acontecendo no Brasil, um país em que a perseguição política se disfarça de justiça, e onde o autoritarismo cresce a cada silêncio imposto. A matéria da Economist é só o começo.
Que Deus tenha misericórdia do nosso povo e do nosso país.”
Leia também: Moraes é um juiz “superstar” e tem poderes demais, segundo The Economist
Primeira Turma
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começou nesta terça-feira, 22, o julgamento do segundo núcleo de acusados de participar da trama golpista.
O julgamento irá avaliar a aceitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra seis acusados: Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Martins, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para o julgamento, que deverá ser concluído na quarta, 23.
Caso a denúncia seja aceita, os acusados se transformarão em réus.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Angelo Sanchez
22.04.2025 11:25Guerra Civil, tem receita como um bolo qualquer que leva, farinha, ovos e açucar, no Conflito Social um STF "inquisitório" que tem viés político, compactua com os corruptos, censura e perseguem os adversários politicos, prendem e tentam calar a boca de opositores é a receita exata para iniciar uma rebelião social que sabemos como começa e não sabemos como acaba.
Fabio B
22.04.2025 10:18"O mundo está observando", diz o pateta. Claro, claro… O mundo está de olhos grudados no drama existencial de um bando de cucarachas de terno que tentaram dar um golpe de estado de quinta categoria. Acorda, e é bom Jair se acostumando com a ideia de que ninguém fora do cercadinho dos doidinhos dá a mínima.