O mestre da gastança voltou
Reportagem de Duda Teixeira na edição mais recente de Crusoé mostra que o Lula gastador está de volta. Com três recordes batidos em sequência...
Reportagem de Duda Teixeira na edição mais recente de Crusoé mostra que o Lula gastador está de volta. Com três recordes batidos em sequência — em gastos no cartão corporativo, despesas com publicidade e emendas parlamentares —, este governo indica que será uma réplica dos dois primeiros mandatos do petista.
“Primeiro recorde. Julho foi o mês em que o presidente mais liberou emendas parlamentares na história do país, segundo a Associação Contas Abertas e o jornal Estadão. Foram 11,8 bilhões de reais para estados e municípios. Embora os parlamentares sejam os que definem a destinação dos recursos (leia a capa desta edição), é o Executivo que dita o momento. O cofre foi aberto para pagar as promessas feitas no ano passado, quando petistas negociaram com o Congresso a PEC da Transição, apelidada de PEC da Gastança. A Proposta de Emenda à Constituição ampliou os gastos e abriu caminho para as emendas Pix, que são determinadas pelos congressistas e não se destinam a uma despesa específica. A compra de apoio no Congresso foi uma das marcas do primeiro mandato de Lula (2003-2006) e desaguou no escândalo do mensalão, em que congressistas recebiam verbas para votar de acordo com o governo.”
Leia mais na Crusoé. Assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)