O homem-bomba de Witzel
Preso preventivamente pela Operação Tris In Idem, o advogado Lucas Tristão ocupou até junho a poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Tristão é considerado o braço direito de Wilson Witzel e tem potencial para arrastá-lo para a cadeia, caso resolva colaborar...
Preso preventivamente pela Operação Tris In Idem, o advogado Lucas Tristão ocupou até junho a poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ex-aluno de Wilson Witzel, Tristão é considerado seu braço direito e tem potencial para arrastá-lo para a cadeia, caso resolva colaborar.
O ex-secretário deixou o governo justamente por ter virado alvo da Operação Favorito, que prendeu Mario Peixoto, empresário importado das gestões de Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão.
Como homem de confiança de Witzel, Tristão foi quem aproximou Peixoto do atual governo, garantindo a renovação de vários contratos.
Ele também mantinha influência na cúpula do governo Witzel, tendo indicado o chefe de gabinete do governador, Rafael Santos Dias – responsável por monitorar as agendas de todos os secretários.
Em maio, Tristão emplacou o secretário de Fazenda, Guilherme Mercês, até então seu subordinado na pasta do Desenvolvimento.
Ele mantinha ainda relação próxima com o secretário de Ciência e Tecnologia, Léo Rodrigues, dono da Leap Comercial e Serviços Aeronáuticos, que obteve uma linha de crédito de R$ 1,2 milhão junto à Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).
A AgeRio é vinculada justamente à pasta até junho comandada por Tristão.
O processo de seleção e obtenção do financiamento contou com a consultoria do escritório Almeida & Pandolfi Damico Advogados, do qual Tristão foi sócio e que tem em seus quadros Pedro Dias, sócio da esposa do presidente da mesma AgeRio, Alexandre Rodrigues Pereira.
Na denúncia de hoje, o MPF relata que foi apreendida na casa de Tristão uma minuta de rescisão de contrato entre o escritório de Helena Witzel e a empresa Quali Clínicas, que repassou para a primeira-dama R$ 102 mil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)