“O Brasil está virando uma piada”, diz Eduardo Bolsonaro nos EUA
Deputado se encontrou com Javier Milei antes da posse de Trump
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi recebido por aliados de Donald Trump em Washington, onde participa de eventos relacionados à posse do republicano, marcada para esta segunda-feira, 20.
Ele integra a comitiva de políticos brasileiros e participou de encontros com lideranças do Partido Republicano, incluindo o vice-presidente eleito, J.D. Vance, e integrantes do futuro gabinete.
Questionado sobre a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), impedido de deixar o Brasil devido a decisão judicial, Eduardo comparou a situação política brasileira à da Venezuela.
“A gente está vendo a mesma ‘lawfare’ que o Trump enfrentou aqui. O Brasil está virando uma piada. Não demora muito, as autoridades brasileiras terão o mesmo crédito das autoridades venezuelanas fora do país”, afirmou à Folha.
Jair Bolsonaro teve seu pedido de autorização para viajar aos Estados Unidos negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Moraes apontou risco de fuga e a ausência de provas de que Trump havia convidado o ex-presidente brasileiro para a cerimônia. O passaporte de Bolsonaro segue retido devido a investigações que incluem sua suposta participação em uma trama golpista em 2022.
Leia também: Ausência de Bolsonaro na posse de Trump ecoa na imprensa internacional
Encontro com Milei
Eduardo Bolsonaro participou de uma série de eventos ao longo do fim de semana. No sábado, 18, esteve em um jantar promovido por J.D. Vance, que contou com a presença de nomeados de Trump, como Marco Rubio (Departamento de Estado), Robert F. Kennedy Jr. (Saúde) e Vivek Ramaswamy (Eficiência Governamental).
Também compareceu ao Hispanic Ball, um baile de gala em homenagem à comunidade latino-americana e espanhola nos EUA, que teve o presidente argentino Javier Milei como um dos homenageados.
Outros participantes incluíram Juan Guaidó, ex-líder opositor venezuelano, e Santiago Abascal, do partido espanhol Vox.
Em um momento do evento, Eduardo encontrou-se com Donald Trump Jr., que o cumprimentou com apertos de mão e abraços.
“A gente está aqui pela proximidade, pela amizade com o Trump e a família dele. Há uma convergência natural de ideias. Novos tempos virão depois de 20 de janeiro”, disse Eduardo.
Neste domingo, Eduardo Bolsonaro reuniu-se com Milei e sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da presidência argentina. O encontro também contou com a presença de Michelle Bolsonaro.
“Satisfação encontrar com Milei e sua irmã Karina, pessoas que estão com uma moral tremenda aqui nos EUA e, certamente, junto com Donald Trump, poderão fazer realizações incríveis para argentinos e americanos”, escreveu o deputado no X.
Michelle Bolsonaro na posse de Trump
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcou em Washington na noite de sábado, 18, e está representando Jair Bolsonaro na posse de Trump.
No aeroporto, em Brasília, disse ter se sentido triste pela ausência do marido no evento e reiterou a tese de que ele estaria sendo perseguido pela Justiça brasileira.
“É um certo medinho que eles têm do meu marido”, afirmou a jornalistas antes de embarcar para Washington.
“Meu marido está sendo perseguido. Assim, como um grande líder, não seria diferente, não é? Ele foi, vamos dizer, o maior líder da direita. O ‘inelegível’, mas que elegeu o maior número de vereadores e prefeitos. E que não seria diferente”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Luis Eduardo Rezende Caracik
20.01.2025 05:10Se o Brasil é uma piada, só o é porque tem muita gente como este bananinha....
Claudemir Silvestre
19.01.2025 22:00Na BANANALÂNDIA o Supremo Tribunal Judiciário solta um ladrão da cadeia para concorrer a presidência, porque ficaram magoadinhos com o então presidente da republica !! Só mesmo em uma República de Bananas !!
Fabio B
19.01.2025 19:33Sempre foi piada, inclusive durante o governo Bolsonaro.