O beija-mão de Hugo Motta em Gilmar
O líder do Republicanos na Câmara e virtual futuro presidente da Casa teve um encontro com o ministro do STF no início do dezembro
O líder do Republicanos na Câmara e virtual futuro presidente da Casa, Hugo Motta (PB), teve um encontro com o ministro do STF Gilmar Mendes em 3 de dezembro deste ano.
Esse encontro – um ato de apresentação, nas palavras de interlocutores dos dois – foi revelado pelo portal Metrópoles e confirmado por O Antagonista junto a pessoas próximas de ambos. Conforme relatos obtidos por este portal, Motta e Gilmar conversaram sobre a conjuntura política para os próximos dois anos. Um dos pontos mais destacados na conversa, considerada curta, foi a necessidade de manutenção de uma estabilidade institucional.
Gilmar teve uma boa impressão de Motta que, apesar de novo, está no seu quarto mandato e tem como aliados não somente Lira como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (Republicanos).
Nos últimos anos, Lira obteve várias vitórias no STF justamente sob as bênçãos de Gilmar. Em setembro de 2023, Gilmar Mendes arquivou o inquérito sobre a investigação relacionada a desvios em contratos de kits de robótica e que mirava o grupo de Arthur Lira. Um mês antes, o magistrado já havia determinado a anulação de todas as provas que supostamente envolviam o deputado no caso.
Ao anular as provas, Gilmar Mendes seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao concordar com a PGR, o ministro entendeu que, como havia indícios da participação de Lira desde o início da apuração, o caso deveria ter começado no próprio STF, onde o presidente da Câmara tem foro.
A decisão foi tomada após a defesa de Lira recorrer ao Supremo pedindo a suspensão da investigação com relação a ele e alegando a nulidade das provas colhidas uma vez que a investigação começou na primeira instância. Ao se manifestar sobre o pedido, a PGR concordou com o pedido da defesa de Lira e defendeu o arquivamento da investigação apenas com relação ao parlamentar.
Já em junho deste ano, Lira foi um dos convidados do 12º Fórum Jurídico de Lisboa também conhecido como “Gilmarpalooza”. Em resumo: está tudo em casa.
Assista ao comentário sobre as relações entre Lira e Gilmar no Papo Antagonista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)