Nísia reclama de ‘fritura’ e revela incômodo com condução do Planalto para demissão
"Eu estou me referindo ao processo chamado por vocês mesmos de fritura na imprensa. Isso é inconcebível, não deveria acontecer", disse a ex-minista
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, demitida ontem à tarde pelo presidente Lula, demonstrou incômodo com a maneira como a decisão foi comunicada. Ela revelou a aliados o desconforto que sentiu ao ser colocada em uma posição de indefinição nos últimos dias, lidando com o silêncio de Lula enquanto a demissão já era amplamente discutida nos bastidores do Planalto.
A saída de Nísia do governo era dada como certa desde a semana passada, mas somente ontem, após evento no Palácio do Planalto, o presidente informou oficialmente à ministra sua exoneração, em um momento público, sem qualquer sinal de consideração. A cerimônia, marcada pelo anúncio de uma importante vacina contra a dengue para o SUS, teve o silêncio de Lula e uma ministra ovacionada pelos profissionais da saúde presentes.
A ‘fritura’ de Nísia
Em conversas com pessoas próximas, a ministra expressou frustração com a falta de clareza e o tratamento que recebeu durante o processo. “Eu estou me referindo ao processo chamado por vocês mesmos de fritura na imprensa. Isso é inconcebível, não deveria acontecer. Simplesmente deveria se apurar os fatos e não antecipar decisões que cabem ao presidente”, declarou Nísia a jornalistas na manhã de ontem.
Equipe insatisfeita
A equipe de Nísia, que soube da demissão pela imprensa, também não escondeu a insatisfação com a falta de comunicação por parte do Planalto sobre a continuidade da ministra. A ministra ainda se reuniu com secretários do Ministério da Saúde e se despediu formalmente do cargo no início da tarde.
Apesar das circunstâncias da demissão, a gestão de Nísia é vista por sua equipe como positiva, com avanços importantes para a saúde pública, especialmente quando comparada ao governo de Jair Bolsonaro. No entanto, a forma como o processo de sua saída foi conduzido deixou um rastro de insatisfação e desconforto tanto entre seus aliados quanto na equipe do ministério.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luiz Filho
26.02.2025 14:42Se nem com a fritura desconfiou da própria incompetência, o que é que seria necessário?
Fabio B
26.02.2025 13:27Se não fosse a incompetência em pessoa que é o Haddad, essa senhora sem dúvidas estaria encabeçando a lista dos piores ministros de estado que este país já teve, lado a lado com os ministros indicados pelo Bolsonaro.