“Não há risco de novo 8 de janeiro”, diz Motta sobre caminhada de Nikolas
Presidente da Câmara reforça escolta do deputado e afirma que manifestação deve ser tranquila
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou não ver risco de violência na chegada da caminhada liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) a Brasília.
“Não há risco de um novo 8 de janeiro”, disse Motta à Folha.
“Conversei com o Nikolas no início da marcha, tenho certeza que será tranquilo. Determinei inclusive à Polícia Legislativa que reforce a escolta dele, já que ele tem algumas ameaças de morte. Também sei que as polícias de Goiás e do Distrito Federal estão acompanhando essa manifestação”, acrescentou.
Nikolas passou a usar um colete à prova de balas neste sábado, após ele seguir a orientação da própria equipe de segurança.
A caminhada, que começou em Paracatu (MG) na segunda-feira, percorreu cerca de 240 quilômetros e deve terminar na Praça do Cruzeiro, na capital federal.
Ao chegar em Brasília no final da tarde de sábado, Nikolas publicou registros nas redes sociais com manifestantes gritando “Acorda, Brasil”, exibindo bandeiras nacionais e camisas da seleção brasileira.
“Chegamos em Brasília! Falta pouco”, escreveu o deputado.
Nikolas afirma que o protesto busca chamar a atenção para o que classifica como arbitrariedades recentes no país, incluindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a situação jurídica dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Grades no Planalto
O governo federal adotou medidas de segurança ao redor do Palácio do Planalto, instalando grades de proteção.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) justificou que a ação segue protocolos diante da possibilidade de manifestações próximas à sede do Executivo.
O reforço de segurança do Planalto foi acompanhado pelas polícias de Goiás e do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa, segundo Motta.
O cercamento havia sido retirado de forma definitiva em maio de 2023, por determinação do presidente Lula (PT), e desde então só é retomado em situações específicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Annie
25.01.2026 10:44Nikolas acalma esse povo de não tu vai parar no xilindró .
Claudemir Silvestre
25.01.2026 09:29No Brasil somente os Sindicatos corruptos e MST podem fazer protestos !! Essa é a tal “democracia relativa” do LULA e da turminha esquerdopata !!