Mudança no comando dos Correios?
Sem revelar o motivo, Fabiano Silva entregou cartão de demissão ao Planalto
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, pediu demissão nesta sexta-feira, 4.
Ele entregou uma carta de renúncia ao Palácio do Planalto, mas não revelou a razão de sua saída.
“Posso te dizer que carta é pessoal. Como presidente dos Correios eu prezo pelo sigilo de correspondência. Nenhuma frase de minha carta (de demissão) será divulgada por mim”, disse ao Globo.
Em 2024, a estatal comandada por Silva registrou um prejuízo líquido de R$ 2,6 bilhões. O valor é quatro vezes maior ao déficit de R$ 597 milhões registrado em 2023.
Com isso, a permanência no comando dos Correios era questionada por aliados do presidente Lula (PT). A Casa Civil, chefiada por Rui Costa, tenta colocar em prática uma estratégia de redução de gastos, incluindo uma medida de demissão de 10 mil funcionários.
Como mostramos, o plano de contenção de despesas visa economizar até R$ 1,5 bilhão até o fim de 2025.
Entre as ações propostas estão a ampliação do plano de demissão voluntária (PDV), a redução da jornada de trabalho e uma reestruturação administrativa abrangente.
O rombo financeiro é amplamente atribuído à diminuição nas receitas provenientes de encomendas internacionais, um setor que sofreu consideravelmente devido à nova taxação sobre produtos importados e à crescente concorrência de empresas privadas, especialmente no que tange às mercadorias oriundas da China.
A receita caiu 0,89%, de R$ 21,67 bi para R$ 21,47 bi, devido à “taxa das blusinhas” sobre importações, reduzindo o volume de encomendas.
Já as as despesas operacionais aumentaram cerca de 8%, de R$ 22,3 bi para R$ 24 bi, impulsionadas por folha de pagamento, gastos judiciais e universalização do serviço.
Leia mais: Correios: déficit leva a cortes, adiamento de férias e redução de salários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
04.07.2025 23:09Está deixando o com@ndo da empresa, com um prejuíz0 monumental. Isso é sério. Não é só pegar o chapéu e dizer tchau. Que vai será responsabiliz@do? Quem pagará a conta?
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
04.07.2025 22:08Receita caiu 0.89% e as despesas operacionais subiram mais de 8%. Está claro que a taxa das blusinhas não é a causa desse prejuízo.