Mourão vira alvo do bolsonarismo após criticar tarifaço de Trump
A reação mais dura veio do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro, se tornou alvo de críticas do bolsonarismo após criticar a interferência de Donald Trump nos assuntos internos do Brasil. A reação mais dura veio do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e articula sanções contra autoridades brasileiras.
Neste sábado, 19, Eduardo publicou nas redes sociais uma foto de 2022 em que Mourão aparece ao lado do então embaixador da China, Yan Wanming.
“Neste mesmo período eu tive o recorde de 2 declarações oficiais, com ameaças veladas, da embaixada da China contra mim, devido a opiniões que fiz nas redes sociais. Neste tempo o então vice-presidente Mourão nada fez. Vai ver o errado sou eu e quem sabe de soberania é ele…”, escreveu o deputado.
A publicação foi feita após Mourão criticar as tarifas de 50% impostas por Trump a produtos brasileiros.
“Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso que é interno nosso. Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada, mas compete a nós brasileiros resolvermos isso”, disse o senador à declaração de Mourão feita na última terça-feira, 15, durante audiência no Senado.
Leia também: Eduardo reclama de Tarcísio por “subserviência servil às elites”
Trump em defesa de Bolsonaro
A carta de Trump anunciando o tarifaço cita diretamente a acusação de tentativa de golpe contra Bolsonaro.
“Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu o presidente dos EUA em publicação na rede Truth Social.
“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil – isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, acrescentou.
Na última sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a revogação do visto americano do ministro Alexandre de Moraes, de outros integrantes do STF e de seus familiares.
“Ordenei a revogação de visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos, imediatamente”, escreveu Rubio nas redes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
20.07.2025 14:21Os Bozistas são especialistas em fogo amigo...