Moro em busca de uma vice
Prestes a ser fechada, a aliança entre Podemos e União Brasil esquentou o debate na campanha de Sergio Moro pela busca de um nome para compor a chapa presidencial. A União terá prerrogativa de indicar o nome, que, naturalmente, precisará da chancela de Moro, que chegou a dizer, em entrevista ao Papo Antagonista, que seu vice precisará ser alguém capaz de assumir o país...
Prestes a ser fechada, a aliança entre Podemos e União Brasil esquentou o debate na campanha de Sergio Moro pela busca de um nome para compor a chapa presidencial.
A União terá prerrogativa de indicar o nome, que, naturalmente, precisará da chancela de Moro, que chegou a dizer, em entrevista ao Papo Antagonista, que seu vice precisará ser alguém capaz de assumir o país.
Foram previamente descartados nomes tradicionais da política, como ACM Neto, Mendonça Filho e Henrique Mandetta — o ex-ministro da Saúde teria a preferência de Moro.
O nome de Eduardo Leite chegou a ser cotado, mas esbarra na resistência do entorno do ex-juiz, aconselhado a não escolher um vice que possa querer o seu lugar, evitando a repetição do fenômeno Dilma-Temer, especialmente diante de um Congresso reativo.
Passou-se a cogitar, então, um nome de mercado, de preferência uma empresária bem sucedida, cuja capacidade de gestão seja inquestionável. Essa vice poderia ter um papel executivo no futuro governo, rompendo a tradição de vice decorativos.
Há vários nomes de peso, basta consultar o ranking de executivas mais influentes do país. Na sexta-feira, duas delas (Luiza Trajano e Maria Silvia) estavam presentes no seminário organizado pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, com a ex-ministra Ellen Grace.
Lembrada por todos os pré-candidatos, de Lula a Moro, a dona do Magazine Luiza desdenha de eventuais convites, de quem quer que seja.
Na sexta-feira, disse que vice “tem de aguentar o que o outro faz”, deixando evidente que não se submeterá a projetos de terceiros não alinhados. Foi apoiada por Maria Silvia, ex-presidente do BNDES e da CSN.
É bom correr antes que a lista de opções se reduza ainda mais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)